Menina Clara está perdida na delegacia da Penha #boato

Boato – Mensagem com pedido de ajuda urgente alerta para Clara que está perdida na 10° Distrito Policial da Penha. Compartilhe!

Publicações que dão conta de casos de crianças desaparecidas são campeãs de audiência nas redes sociais. Geralmente, acontecem assim: um desaparecimento (verdadeiro ou não) é citado em alguma cidade do Brasil e, depois, a mesma foto já rodou o mundo com informações desencontradas.

Clara está perdida no 10° Distrito Policial da Penha, diz boato
Clara está perdida no 10° Distrito Policial da Penha, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

A mais nova história que circula online dá conta do sumiço da pequena Clara. As informações apontam que Clara está perdida no 10° Distrito Policial da Penha. Primeiro, o desaparecimento dela foi registrado em São Paulo. Em outras publicações, a mensagem aponta no Rio de Janeiro. Leia o que diz as mensagens:

AJUDEM POR FAVOR…

Ajuda aí, divulga nos grupos que vc fizer parte, por favor
Acabaram de achar essa menina, está no 10o DP na PENHA ela disse q se chama CLARA…Se alguém souber dos pais avisar ok

Esta criança Está perdida da 10 DP
Na Penha , Rio de janeiro

Menina Clara está perdida na delegacia da Penha?

A postagem deixou muitos internautas comovidos. Mas o que eles não sabem é que a história de que Clara está perdida na delegacia da Penha é falsa. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Como já mencionamos, o desaparecimento da menina foi reportado em São Paulo e no Rio de Janeiro. Pois bem, só essa informação já indica uma coisa: se o desaparecimento foi real, ele, de fato, se tornou um boato com o tempo.

Sobre a imagem, encontramos algo muito estranho: não faz sentido a criança ter desaparecido no Rio de Janeiro e no fundo a imagem estar com o símbolo de São Paulo. Infelizmente, não conseguimos encontrar a origem da foto.

Além disso, a mensagem possui todas as características de boatos. São alarmistas, sem informações confiáveis, erros de ortografia comuns e pedidos de compartilhamento. A 10° DP até existe, mas não encontramos nenhuma informação sobre o caso nos canais oficiais da polícia sobre o assunto.

Por fim, mas não menos importante, saiba que crianças perdidas não ficam em delegacias. Elas são encaminhadas para um abrigo. Então, mesmo que o desaparecimento fosse verdadeiro, a Clara não estaria em uma delegacia.

Sendo assim, podemos afirmar que a história de que Clara está perdida na delegacia da Penha é falsa. Assim como a história da Anna Laura, Estela Pereira e Ana Julia Barbosa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão da leitora Lucia Gomes e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou no WhatsApp, no telefone (61) 99331-6821.  

3 comentários em “Menina Clara está perdida na delegacia da Penha #boato

  • 14/12/2017 em 23:03
    Permalink

    Perfeito! A mãe dela já pediu para pararem de compartilhar a foto, porque a garota está em casa e está bem.

    Resposta
  • 04/01/2017 em 16:51
    Permalink

    A Penha é um bairro de SP onde tem uma delegacia, o 10 DP
    A noticia nao fala nada de RJ

    Resposta
  • 27/12/2016 em 13:34
    Permalink

    A Delegacia Policial da Penha, Rio de Janeiro, não é 10ªDP e, sim 22ª DP.

    morei muitos anos na Penha, próximo da Delegacia.

    Mais uma informação errada.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)