Resturante chinês tritura e vende bebês em Pernambuco #boato

By | 14/03/2016

Boato – Restaurante chinês em Pernambuco tritura bebês e vende como alimentos como se fosse carne.

Histórias macabras em relação à culinária chinesa são comuns na internet. Não raramente aparecem histórias de locais que vendem carnes “exóticas demais”. A última história desta lista dá conta que um restaurante chinês em Pernambuco tem usado bebês triturados no cardápio. Junto ao texto, aparece uma imagem de crianças mortas. Leia:

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Bebês triturados são vendidos em restaurante, diz boato

Bebês triturados são vendidos em restaurante, diz boato

‪#‎Compartilhem até chegar as autoridades. Por motivo maior não posso falar qual restaurante chinês foi encontrado esses bebês, uma coisa ficou claro que os bebês estavam sendo triturados e vendidos como alimentos,e muita gente pensando que estavam comendo carne! Aconteceu hoje em PERNAMBUCO!!! NAO ROLE PARA BAIXO SEM DEIXAR SEU AMÉM

Antes de falar se a história é verdadeira ou falsa, temos que apontar para um detalhe. Ao final da mensagem, o autor pede o “amém” de quem está lendo. Este foi um dos motivos da viralização do conteúdo. Se você não sabe por que, leia este texto do Boatos.org.

Nunca “deixe seu amém” em posts no Facebook, pelo amor de Deus!

Bebês triturados vendidos em restaurante?

Dito isso, vamos à história. O primeiro ponto dá conta do fato em si. Será que se bebês mortos tivessem sido achados em um restaurante de Pernambuco a história não teria virado manchete de muitos jornais locais. E você sabe quantos jornais do estado deram a notícia? Nenhum.

Só este fato já faria a gente desconfiar da história. Mas a foto é o ponto final para a farsa. Olha só. Antes de chegar ao Brasil, a história do restaurante chinês que triturava fetos já tinha rolado pelo exterior (uma as versões diz que o restaurante seria em Camarões). E o Snopes (site que desmente boatos online) descobriu que a origem da foto nem da China é.

A foto dos bebês mortos é relacionada a um caso que aconteceu em Bangkok (Tailândia) de 2010. Na ocasião, 2.000 fetos retirados em abortos ilegais foram encontrados em um templo budista da cidade. Os fetos eram queimados. Este link da NBC (em inglês) conta a história.

Vale lembrar que não é a primeira vez que a história de chineses comendo bebês circula online. Em 2013, o Boatos.org desmentiu a informação que apontava que bebês eram comidos para melhora do desempenho sexual. Em 2014, desmentimos a história que apontava que marcas usavam fetos na receita.

Sendo assim, podemos afirmar que a história que aponta que um restaurante chinês em Pernambuco triturava fetos de bebês para fazer alimentos é falsa. Não passa de um hoax maldoso que usou uma imagem da Tailândia de 2010.

Ps: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Marilúcia Xavier. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

One thought on “Resturante chinês tritura e vende bebês em Pernambuco #boato

  1. Hugo Mattos

    E lá no início do século que rolava e-mail falando que chineses faziam cosméticos com gordura de bebês que eram largados para morte nas ruas da ditadora China e sua política de 2 filhos e se forem homens, melhor?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *