Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Não há nenhuma atualização do WhatsApp prevista para 31 de janeiro que fará seu aparelho deixar de funcionar

Não há nenhuma atualização do WhatsApp prevista para 31 de janeiro que fará seu aparelho deixar de funcionar

WhatsApp vai deixar de funcionar no dia 31 se você não atualizar aplicativo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – WhatsApp vai deixar de funcionar no dia 31 de janeiro de 2024 se você não atualizar o aplicativo e sistema operacional.

Análise

Uma notícia publicada por alguns blogs (que, em alguns casos, se utilizam de ferramentas de inteligência artificial para a produção dos textos) tem deixado algumas pessoas preocupadas. Ela aponta para algo que poderia ocorrer com o WhatsApp no dia 31 de janeiro de 2024.

Os textos, que não são lá muito claros, dão a entender que o WhatsApp vai deixar de funcionar no dia 31 se você “não fizer uma coisa”. No texto, é dito que a partir deste dia o aplicativo não vai mais aceitar celulares com sistema operacional inferior ao Android 5.0 e iOS 12.0.

“Dia 31 será o último dia de WhatsApp para quem não fizer isso”, diz uma das mensagens (que também está sendo divulgada por ferramentas como o Google Discover).

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o WhatsApp vai deixar de funcionar no dia 31 de janeiro? 2) Há alguma atualização do aplicativo relacionada a sistema operacional prevista para 31 de janeiro? 3) É verdade que quem não tem Android 5.0 ou iOS 12.0 não pode usar o aplicativo?

É verdade que o WhatsApp vai deixar de funcionar no dia 31 de janeiro?

A primeira impressão para algumas pessoas é de que o WhatsApp vai deixar de funcionar para todas as pessoas no dia 31 de janeiro se a gente não “atualizar o sistema”. Essa informação não procede.

Primeiro, porque o WhatsApp está funcionando normalmente para a maioria absoluta dos usuários (no máximo, casos pontuais podem estar de fora disso). Segundo, porque não há previsão de “nenhuma virada” no aplicativo para a data em questão.

Há alguma atualização do aplicativo relacionada a sistema operacional prevista para 31 de janeiro?

Não. Periodicamente, o WhatsApp deixa de oferecer suporte para versões mais antigas de sistemas operacionais de celulares (como o Android e o iOS). Não é o caso da data de 31 de janeiro de 2024.

De acordo com notícias em sites confiáveis de tecnologia, a única mudança prevista nesta data está no backup do aplicativo, que agora passará a ocupar espaço em aplicativos como o Google Drive. 

É verdade que quem não tem Android 5.0 ou iOS 12.0 não pode usar o aplicativo?

Sim. Porém, não se trata de uma regra nova. A limitação do sistema operacional para, no mínimo, Android 5.0 foi anunciada em outubro de 2023 e está valendo desde novembro do ano passado. Com o iOS 12, a mudança é mais antiga ainda. Desde 2022, o aplicativo já não funciona em aparelhos com versões mais antigas do sistema operacional.

Vale apontar que, se o seu telefone tem suporte para versões mais recentes do sistema operacional, ele normalmente atualiza automaticamente ou, no mínimo, notifica você que há uma atualização disponível. Ou seja: normalmente, não é preciso nada para ter o sistema operacional mais recente em seu telefone.

Conclusão

Exagerado 🗣️

Com muita condescendência, vamos classificar o conteúdo como exagerado. Na realidade, foi um factoide criado por páginas que não têm lá muita qualidade e visam apenas caçar cliques.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).