Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp vai deixar de funcionar em todos celulares Samsung, Motorola, Sony e iPhone #boato

WhatsApp vai deixar de funcionar em todos celulares Samsung, Motorola, Sony e iPhone #boato

WhatsApp vai deixar de funcionar em todos celulares Samsung, Motorola, Sony e iPhone, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A partir de 2021, o WhatsApp não vai mais funcionar em todos os aparelhos da Samsung, Motorola, Sony e em iPhones.

Nem sempre as notícias falsas são formadas apenas por informações inventadas. Muitas vezes, a desinformação se dá por conta de interpretações erradas de notícias verdadeiras. No caso da história, tem gente pensando que o WhatsApp vai, praticamente, acabar.

Notícias com o seguinte título “WhatsApp vai deixar de funcionar em aparelhos da Samsung, Motorola, Sony e iPhone” estão dando a ideia de que o aplicativo (que foi muito criticado e sofreu até um êxodo por conta do anúncio das atualizações) vai ser desativado em todos os celulares dessas empresas (que significam grande parcela dos aparelhos utilizados por brasileiros).

A história gerou diversos comentários como “Whatsapp só vai funcionar no orelhão da farmácia da esquina tá okay!”, “Vou ter q trocar meu Samsung por um xaomi”, “Só que me faltava faz pouco tempo que comprei o meu” e “Vai deixar de funcionar em todos celulares então”.

WhatsApp vai deixar de funcionar em celulares Samsung, Motorola, Sony e iPhone?

Como vocês viram, o título não lá “muito bem colocado” gerou muitas dúvidas. Por isso, cá estamos para esclarecer: o WhatsApp vai deixar de funcionar em alguns aparelhos. Porém, não são em todos os modelos das marcas citadas tampouco serão apenas de modelos das marcas citadas.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O que acontece é o seguinte: todos os anos, o Facebook (que gerencia o WhatsApp) anuncia uma lista de modelos de telefones que deixarão, por “questão de segurança” (afinal, sistemas operacionais mais antigos poderiam oferecer riscos, de acordo com a empresa), deixar de suportar o WhatsApp.

A lista foi divulgada no final do ano passado (nem notícia nova é) e os modelos que vão deixar de funcionar são os seguintes: Galaxy S2, Motorola Droid Razr, LG Optimus Black e HTC Desire, iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 5 e iPhone 4s.

Da lista apontada, podemos tirar todos os modelos da Samsung, Motorola e Apple (iPhone) mais novos do que os mostrados e todos os modelos da Sony (que não irão deixar de funcionar neste ano) e incluir um modelo da LG e um da HTC.

O próprio site oficial do WhatsApp aponta que o aplicativo funciona em todos aparelhos (não importando a marca) com sistemas operacionais Android 4.0.3 e posterior e iOS 9 e posterior. Desde 2020, o WhatsApp não funciona em aparelhos que tenham o sistema operacional Windows Phone.

Resumindo: não é verdade que o WhatsApp vai deixar de funcionar em todos os aparelhos das marcas Samsung, Motorola, Sony e iPhone. O aplicativo vai ser descontinuado em alguns celulares, mas isso ocorrerá apenas em modelos mais antigos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK