Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp liberou retrospectiva 2017 para quem compartilhar no app #boato

WhatsApp liberou retrospectiva 2017 para quem compartilhar no app #boato

Boato – O WhatsApp liberou a retrospectiva 2017 dos melhores barracos em site especial. Para ver a retrospectiva é só compartilhar mensagem no aplicativo.

2017 está acabando e muito já fazem o balanço do ano. No Facebook, algumas pessoas até postaram os melhores (ou piores) momentos do ano na retrospectiva. Mas o que você faria se soubesse que o WhatsApp também aderiu à moda. De acordo com um texto que viralizou no aplicativo, só é preciso fazer uma coisa: compartilhar.

De acordo com a mensagem, o WhatsApp liberou a retrospectiva de 2017 para as pessoas. “Pessoal, acabei de ver minha *Retrospectiva 2017* que o WhatsApp liberou. Muito bom! Relembrei todos barracos kkk. Veja a sua”, diz a mensagem.

Ao entrar no site (não façam isso em casa), você se depara com a seguinte mensagem: “Veja a sua retrospectiva desse ano no WhatsApp! Clique no botão abaixo para ver a sua retrospectiva agora”. Ao clicar no botão, há pedido para que você compartilhe a informação com os amigos para ter acesso aos “barracos”.

WhatsApp liberou retrospectiva 2017 para quem compartilhar mensagem?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

É claro que muita gente cumpriu as instruções à risca. Mas adivinha o que aconteceu? Nada. Sim, porque a história é um boato daqueles mais clássicos. Vamos explicar tudo para você agora.

O próprio enredo da história já mostra (pelo menos para os mais espertos) que essa história de retrospectiva do WhatsApp é falsa. Trata-se uma estratégia batida de golpistas: primeiro, uma mensagem chama atenção. Essa mensagem sempre tem um link. Ao entrar no link, você é instado a compartilhar a mensagem com os amigos. No final, nada acontece.

Na verdade, o que pode acontecer é você ser infectado com um vírus e ter dados roubados. Ao verificar o site em questão (chamado de Retrospectiva2017.ME) no serviço Vírus Total, chegamos à informação que o serviço ESET classifica a página como “de phishing”. Veja mais detalhes no vídeo:

Ok, o nosso histórico já mostra que se trata de um golpe. Mas há outro detalhe que inviabiliza uma “retrospectiva” no WhatsApp. O app não é uma rede social e os administradores não têm acesso ao conteúdo de suas mensagens. Tudo que você posta lá criptografado. Ou seja, não há nem como fazer uma retrospectiva com que você escreveu para os amigos (ou inimigos) no app em 2017.

Resumindo: a história que aponta que o WhatsApp lançou uma retrospectiva 2017 é falsa. Trata-se de um entre tantos golpes de promoções falsas que circulam online. Não entre no site, não compartilhe e não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.