Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp lançou novas cores e você deve ativar compartilhando link #boato

WhatsApp lançou novas cores e você deve ativar compartilhando link #boato

Boato – As novas cores chegaram no WhatsApp. Para ativar, você precisa entrar em um site e compartilhar um link com amigos.

Sem dúvidas, o WhatsApp é um dos aplicativos mais queridos do internauta brasileiro. A prova disso é o sucesso de uma mensagem que circula faz tempo na internet: a que aponta que, apenas compartilhando um link com amigos, é possível “ativar novas cores” no aplicativo.

Nos últimos dias, recebemos dos nossos leitores diversas mensagens com esse anúncio. Todas apontavam para um site chamado whatsapp-cores.com. Leia o que dizem essas mensagens:

Versão 1: Whatsapp lançou novas cores, ative a sua agora. Versão 2: Adorei essas novas cores pro whatsapp! Versão 3: Ficaram show as novas cores pro whatsapp, dá uma olhada. Versão 4: Até que enfim o whatsapp lançou novas cores, corre aqui pra ativar.

Ao entrar no site (de uma cor que chega a agredir os olhos), há o anúncio do recurso. “Cores novas para WhatsApp. Agora você pode mudar seu whatsapp e deixa-lo com a sua cor preferida! Disponível para iOS, Android, Windows Phone e Blackberry”. Após isso, há pedido “todo” especial para ativá-lo. Leia:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Verificação de usuário As novas cores estão sendo liberadas apenas para usuários reais, comprove compartilhando com 30 amigos ou com 10 grupos. Assim que todos os convites forem realizados, o link abaixo ficará disponível automaticamente.

WhatsApp lançou novas cores e você deve ativar compartilhando link?

Olha só! Bastou o tal anúncio surgir por aí para que muita gente compartilhou o link para conseguir “ativar as novas cores” (espero que ninguém escolha o “vermelhão do site”). Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Ofertas de “recursos incríveis” para o WhatsApp são uma constante nos golpes que visam roubar dados de usuários. Já falamos aqui no Boatos.org sobre a chamada de vídeo (recurso oferecido quando ainda não existia no app), créditos grátis, ver primeira foto do perfil, ver quem visitou perfil e outros.

Só relacionado a “cores” no WhatsApp, já desmentimos a história em três oportunidades (sendo que em uma delas eram oferecidas personalizações com cores de times de futebol e em outra havia emoticons no pacote). Como o argumento é sempre o mesmo, relembre o que já escrevemos sobre o assunto por aqui:

Tanto em um site como em outro, o modus operandi é o mesmo: há uma oferta de funcionalidade nova para o aplicativo, a pessoa entra no site, há o pedido de compartilhamento, a pessoa compartilha e no final não consegue nada. Pode conseguir um vírus, aliás. Veja mais detalhes no vídeo abaixo.

O site do zap multicolorido conseguiu a façanha de ser classificado como de phishing ou malicioso pelos seguintes serviços: BitDefender, Fortinet, Clean MX, Kaspersky e Sophos AV. Ou seja: em hipótese nenhuma, clique nestas ofertas.

Já esclarecemos aqui no Boatos.org que não é preciso instalar nada para mudar cores no WhatsApp ou mesmo colocar imagens. Neste vídeo, nós mostramos como fazer sem precisar entrar em site algum.

Vale só destacar mais um detalhe: essa mudança apresentada no vídeo é para você mudar a cor do plano de fundo das suas conversas. Para você mudar o tema do seu aplicativo há alguns modos (como por meio de outros aplicativos). Dois detalhes: 1) Não testamos nenhum desses e não temos condições de recomendar um app em especial. 2) Não é compartilhando um link com amigos que você terá acesso ao recurso.

Resumindo: a história que aponta que o WhatsApp lançou novas cores e você só conseguirá acessar se compartilhar um conteúdo na internet é falsa. Trata-se de mais um golpe para angariar dados de leitores do aplicativo e que já foi desmentido (mais de uma vez) por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.