Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp lançou novas cores e você deve ativar compartilhando link #boato

WhatsApp lançou novas cores e você deve ativar compartilhando link #boato

Boato – As novas cores chegaram no WhatsApp. Para ativar, você precisa entrar em um site e compartilhar um link com amigos.

Sem dúvidas, o WhatsApp é um dos aplicativos mais queridos do internauta brasileiro. A prova disso é o sucesso de uma mensagem que circula faz tempo na internet: a que aponta que, apenas compartilhando um link com amigos, é possível “ativar novas cores” no aplicativo.

Nos últimos dias, recebemos dos nossos leitores diversas mensagens com esse anúncio. Todas apontavam para um site chamado whatsapp-cores.com. Leia o que dizem essas mensagens:

Versão 1: Whatsapp lançou novas cores, ative a sua agora. Versão 2: Adorei essas novas cores pro whatsapp! Versão 3: Ficaram show as novas cores pro whatsapp, dá uma olhada. Versão 4: Até que enfim o whatsapp lançou novas cores, corre aqui pra ativar.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Ao entrar no site (de uma cor que chega a agredir os olhos), há o anúncio do recurso. “Cores novas para WhatsApp. Agora você pode mudar seu whatsapp e deixa-lo com a sua cor preferida! Disponível para iOS, Android, Windows Phone e Blackberry”. Após isso, há pedido “todo” especial para ativá-lo. Leia:

Verificação de usuário As novas cores estão sendo liberadas apenas para usuários reais, comprove compartilhando com 30 amigos ou com 10 grupos. Assim que todos os convites forem realizados, o link abaixo ficará disponível automaticamente.

WhatsApp lançou novas cores e você deve ativar compartilhando link?

Olha só! Bastou o tal anúncio surgir por aí para que muita gente compartilhou o link para conseguir “ativar as novas cores” (espero que ninguém escolha o “vermelhão do site”). Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Ofertas de “recursos incríveis” para o WhatsApp são uma constante nos golpes que visam roubar dados de usuários. Já falamos aqui no Boatos.org sobre a chamada de vídeo (recurso oferecido quando ainda não existia no app), créditos grátis, ver primeira foto do perfil, ver quem visitou perfil e outros.

Só relacionado a “cores” no WhatsApp, já desmentimos a história em três oportunidades (sendo que em uma delas eram oferecidas personalizações com cores de times de futebol e em outra havia emoticons no pacote). Como o argumento é sempre o mesmo, relembre o que já escrevemos sobre o assunto por aqui:

Tanto em um site como em outro, o modus operandi é o mesmo: há uma oferta de funcionalidade nova para o aplicativo, a pessoa entra no site, há o pedido de compartilhamento, a pessoa compartilha e no final não consegue nada. Pode conseguir um vírus, aliás. Veja mais detalhes no vídeo abaixo.

O site do zap multicolorido conseguiu a façanha de ser classificado como de phishing ou malicioso pelos seguintes serviços: BitDefender, Fortinet, Clean MX, Kaspersky e Sophos AV. Ou seja: em hipótese nenhuma, clique nestas ofertas.

Já esclarecemos aqui no Boatos.org que não é preciso instalar nada para mudar cores no WhatsApp ou mesmo colocar imagens. Neste vídeo, nós mostramos como fazer sem precisar entrar em site algum.

Vale só destacar mais um detalhe: essa mudança apresentada no vídeo é para você mudar a cor do plano de fundo das suas conversas. Para você mudar o tema do seu aplicativo há alguns modos (como por meio de outros aplicativos). Dois detalhes: 1) Não testamos nenhum desses e não temos condições de recomendar um app em especial. 2) Não é compartilhando um link com amigos que você terá acesso ao recurso.

Resumindo: a história que aponta que o WhatsApp lançou novas cores e você só conseguirá acessar se compartilhar um conteúdo na internet é falsa. Trata-se de mais um golpe para angariar dados de leitores do aplicativo e que já foi desmentido (mais de uma vez) por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.