Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp está liberando sinal de internet a partir de hoje #boato

WhatsApp está liberando sinal de internet a partir de hoje #boato

Boato – Nova função do WhatsApp libera sinal de internet ilimitado para quem repassar mensagem aos contatos.

A maioria das pessoas pode até querer negar, mas o aplicativo de mensagens instantâneas mais badalado dos últimos tempos é o WhatsApp. No Brasil, o app é tão importante que na menor ameaça de ficar sem ele – quando liminares de Justiça estabeleceram o bloqueio do serviço, por exemplo – as pessoas foram à loucura.

Segundo boato, WhatsApp vai liberar sinal de internet a partir de hoje
Segundo boato, WhatsApp vai liberar sinal de internet a partir de hoje

Tudo isso por que entre todas as funções e possibilidades do WhatsApp, talvez a mais interessante delas seja a gratuidade do serviço. Ninguém paga para utilizar e receber mensagens como era na época do SMS, basta que se tenha sinal de internet e pronto. No entanto, quando acaba o plano de dados da operadora ou não liberam o sinal do Wi-fi, aí não tem jeito, é jejum de Whats mesmo.

Tentando solucionar esses impasses a empresa WhatsApp decidiu inovar de vez. Pelo menos é o que indica a mensagem que tem sido compartilhada no aplicativo. Segundo a informação repassada, para ter internet ilimitada basta repassar o aviso a seguir para o máximo de pessoas possível. Confira:

A novidade do momento no Whatsapp é fazer ligação gratuita certo!? Errado… Isso já é passado. A partir de hoje o whatsapp está liberando sinal de Internet. Envie essa mensagem até a bolinha abaixo ficar verde e seu celular vai ter Internet ilimitada.

O WhatsApp está liberando sinal de internet?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Quem depende do aplicativo ou usa porque adora, gostaria que essa história fosse verdade, mas obviamente não é. E como sabemos? Expertise (risos). Na verdade, como sempre repetimos nos nossos textos os boatos têm “cara”. Em sua grande maioria, eles apresentam características que sobram nessa mensagem.

Primeiro, a mensagem traz aquele clássico pedido de compartilhamento. Pior, ela pede que os compartilhamentos continuem até que a tal bolinha fique verde e não indica quanto será preciso para que isso aconteça. A corrente também não especifica datas, apenas informa que a novidade começa “hoje”, ainda que, como bem sabemos, o “hoje” muda todos os dias.

Seguindo com os raciocínios óbvios: diferente de todas as outras funcionalidades anunciadas pelo WhatsApp que foram noticiadas na imprensa (quem lembra das ligações e de quando o Whats ganhou sublinhados, tachados e negrito?), o fato deste de sinal de internet ilimitado não aparecer na mídia só comprova a boataria. É simples, a imprensa ignorou essa informação porque ela não é verdadeira.

E mais, a própria empresa WhatsApp sempre esclarece e informa suas novidades. Fuçamos o site deles e não encontramos nenhuma menção sobre sinais de internet ilimitada e gratuita, nadinha. Além do que, analisando tecnologicamente a coisa toda, não existe nenhuma forma (conhecida até o momento) de habilitar sinal de internet por causa de envios de mensagem no WhatsApp. As mensagens dependem do sinal, mas o contrário não se aplica.

Para fechar, o próprio WhatsApp deixa bem claro em seu site “cobranças de dados podem ocorrer. Entre em contato com a sua operadora para mais detalhes”.  Ou seja, internet ilimitada, enviar mensagens até a bolinha ficar verde (ainda não faz sentido algum essa história da bolinha), tudo isso é #boato. Seja esperto(a), passe esse desmentido adiante.

PS: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Viviane Dias e mais nove leitores. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.