Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp deixará de funcionar no Brasil em 2017 #boato

WhatsApp deixará de funcionar no Brasil em 2017 #boato

Boato – Mark Zuckerberg e diretores do WhatsApp anunciaram que o aplicativo deixará de funcionar no Brasil em 2017.

Para os fundadores do WhatsApp, o Brasil pode ser considerado o céu e o inferno do aplicativo. De um lado, o “zapzap” é um grande sucesso no país. Mais da metade dos internautas brasileiros usam o serviço. Por outro lado, não é a primeira vez que há problemas entre a Justiça e o WhatsApp. O último dos episódios foi o bloqueio de cerca de 24 horas no dia 2 de maio de 2016.

WhatsApp vai deixar o Brasil em 2017, diz boato
WhatsApp vai deixar o Brasil em 2017, diz boato

Seria este um motivo para a debandada do serviço no Brasil? De acordo com um texto que está circulando na internet, é sim. A mensagem diz que Mark Zuckerberg (dono do Facebook, empresa que comprou o WhatsApp) teria anunciado que o WhatsApp vai sair do país neste ano. Leia:

WHATSAPP DEIXARÁ DE FUNCIONAR NO BRASIL A PARTIR DE 2017

Em uma transmissão ao vivo feita por Mark Zuckerberg e sua cúpula de diretores, foi anunciado que o serviço do WhatsApp será definitivamente removido do Brasil a partir de janeiro de 2017

Zuckerberg explica que a insistência infundamentado do governo de acreditar que a empresa guarda dados dos usuários da aplicação está prejudicando muitos brasileiros, e causando muitas variações dentro da companhia também, inclusive no mercado de ações

“Cada bloqueio anunciado perdemos em média 20% do valor de mercado – o qual só volta a este patamar meses após o bloqueio ser suspenso”, afirma o CFO da empresa, Terry McAlyrio.

A empresa lamenta a situação é a falta de respeito do governo brasileiro com sua política de segurança dos seus usuários.

A empresa afirma que os outros serviços dela, como Messenger, Facebook e Instragan funcionarão normalmente

FONTE: New York Times 03/05/2016

Caramba. Então será que os brasileiros terão que voltar a usar o SMS ou apelar para o Telegram para se comunicar? A resposta é não. Não há chance do WhatsApp ser descontinuado (pelo menos por enquanto) do Brasil. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Quem acompanhou as notícias nos últimos dias viu como a imprensa brasileira deu atenção ao assunto “bloqueio do WhatsApp”. Sabe quantas notícias sobre o assunto “fim do WhatsApp em 2017” apareceram na mídia? Nenhuma. A publicação só foi vista em blogs, sites locais, Facebook e, claro, “zapzap”.

Além disso, tentamos procurar pela matéria no The New York Times sobre o assunto. Nada encontramos. Em relação ao “CFO” Terry MacAlyrio também não achamos nadica. Adivinhe se achamos algum pronunciamento ao vivo de Mark Zuckerberg falando do fim do WhatsApp? O máximo que ele fez foi pedir o fim do bloqueio.

Para além de tudo isso, há uma questão lógica. O Brasil é um dos países onde o WhatsApp mais tem usuários. Quem desperdiçaria esses milhões de “clientes em potencial”? Estamos falando de business, amigo. Ou seja, eles não iriam descartar o Brasil tão facilmente assim.

Resumindo: a história de que o WhatsApp vai acabar em 2017 no Brasil não passa de mais um boato que circula na internet. Nem Zuckerberg falou nada, nem saiu notícia alguma no New York Times.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão do leitora Pérola Cardoso. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.