Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp vai compartilhar conversas de usuários após nova atualização #boato

WhatsApp vai compartilhar conversas de usuários após nova atualização #boato

WhatsApp vai compartilhar conversas de usuários após nova atualização, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Após atualização de fevereiro de 2021, o WhatsApp vai passar a compartilhar dados de conversas em chats de usuários e dados de câmera com terceiros (como o Facebook).

O anúncio de uma nova atualização no WhatsApp causou muita revolta em alguns internautas. A exigência de que dados de usuários sejam compartilhados com empresas parceiras (como o próprio Facebook) sob a pena de exclusão do aplicativo fez com que muita gente saísse do WhatsApp e migrasse para outros serviços. Em meio a isso, uma mensagem começou a circular, lógico, no próprio WhatsApp.

De acordo com a mensagem, a atualização de fevereiro prevê o compartilhamento de conversas de internautas (isso mesmo, conteúdo do chat) com empresas “terceiras”. A mensagem ainda diz que o aplicativo poderá ficar monitorando as pessoas com a câmera o tempo todo e compartilhar os arquivos. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido no link

Com a atualização da política de privacidade do WhatsApp que entra em vigor a partir de fevereiro deste ano, você praticamente autoriza o WhatsApp a compartilhar SEUS CHATS com terceiros, sejam eles empresas de marketing ou o que for, a atualização da política de privacidade do Instagram os autoriza usar a câmera do seu celular o tempo todo e não só enquanto vai tirar uma foto ou gravar um vídeo com o app, ambas as empresas pertencem ao Facebook com o que podemos concluir que o Facebook está saindo do controle e evidenciando que o estado de vigilância vai aumentar muito a partir deste ano.Primeiro conectaram todos os nossos negócios ao wtsapp, agora o gratuito sairá caro.

WhatsApp vai compartilhar conversas de usuários após nova atualização?

A mensagem ajudou ainda mais no aumento das críticas ao WhatsApp. Porém (e apesar das polêmicas da nova atualização), não é verdade que o compartilhamento de mensagens será liberado e que a câmera ficara monitorando as pessoas o tempo todo.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem, por si só, já nos deixa muito desconfiados. Isso porque ela tem características de boatos como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis. Para além disso, não é de hoje que notícias falsas envolvendo “regras do WhatsApp” fazem sucesso na internet. O vídeo abaixo mostra um exemplo:

Ao buscar mais detalhes sobre a atualização do WhatsApp, vimos que a mensagem está completamente errada. Não é verdade que dados de mensagem (ou conteúdo delas) serão acessados ou compartilhados. Para quem não sabe, as mensagens no WhatsApp são criptografadas de ponta-a-ponta. Isso faz com que apenas os interlocutores tenham acesso às conversas.

Também não há nada em relação a “compartilhar a câmera” e a ligar a qualquer momento. Assim como outros aplicativos, o WhatsApp pede o acesso à câmera para que ela seja usada em videochamadas dentro do aplicativo. Apenas isso.

Na realidade, a atualização prevê, de acordo com essa matéria da BBC (e os termos do aplicativo), o compartilhamento das seguintes informações de usuários: número de telefone, nome, informações sobre o telefone (marca, modelo e operadora), o número de IP, pagamentos feitos pelo WhatsApp, contatos, tempo online, foto de perfil e outros. Não é pouco, mas o conteúdo das mensagens e da câmera não está incluso.

Vale dizer que, de acordo com essa matéria do G1, o WhatsApp já compartilhava dados com o Facebook de internautas. A grande diferença é que até agora havia a opção de não aceitar o compartilhamento, algo que não ocorrerá mais.

Resumindo: a história que aponta que o WhatsApp vai compartilhar conteúdo de mensagens de chat e filmar você para compartilhar as informações com outros aplicativos é falsa. Há uma atualização de termos polêmica pela frente. Porém, não tem nada a ver com o que está na mensagem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2YViiVK
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
– Siga-nos no TikTok http://bit.ly/38hcBcy