Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp passará a avisar quando você dá print de tela em conversa #boato

WhatsApp passará a avisar quando você dá print de tela em conversa #boato

Boato – Por questões de segurança, o WhatsApp passará a notificar os usuários quando alguém der print de tela em uma conversa.

O dia 1º de abril não só proporcionou uma reflexão sobre as notícias falsas na internet como também serviu para algumas pessoas “reviverem” fake news velhas. Algumas das balelas (como a que falava que o Farol da Barra, em Salvador, seria demolido) não passaram do mesmo dia. Outras sobreviveram mais e agora precisam ser desmentidas. No caso de hoje, “redesmentida”.

De acordo com publicações que circulam na internet, o WhatsApp resolveu avisar os usuários quando alguém der um print de tela durante uma conversa. A informação circulou em sites como o da revista Capricho e foi republicada (e aumentada) por blogs. Leia uma das versões da história que circulou online:

O whatsapp vai caguetar quando você tirar print da conversa O Whatsapp anunciou hoje que a partir da próxima atualização do aplicativo, por questões de segurança e confidencialidade, os prints serão notificados.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

O aplicativo vai passar a notificar todos os usuários, sejam de um grupo ou de uma conversa pessoal, que um print de tela foi realizado. A notificação também informará o nome do usuário que tirou o print.

WhatsApp passará a avisar quando você dá print de tela em conversa?

Muita gente ficou assustada com a informação, afinal “prints secretos” são comuns entre usuários do aplicativo. Mas será mesmo que essa informação sobre prints de tela é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Como falamos anteriormente, a informação não passa de uma brincadeira do dia 1º de abril feita pela revista Capricho e replicadas “na inocência” (ou não) por outros sites. Olha o que diz o último parágrafo da matéria da revista: “… isso é pegadinha de PRIMEIRO DE ABRIL!!!!”.

Ironicamente, a mesma revista caiu na pegadinha (desta vez lançada por um site que, de fato, curte uma fake news) em novembro de 2015. Na época, fizemos o seguinte desmentido (informações que valem para hoje):

A notícia foi publicada em um blog e a partir dela se espalhou em outros blogs e redes sociais. Com exceção do site da Revista Capricho (que caiu na balela e citou o próprio blog como fonte), nenhum veículo da “grande mídia” deu a matéria. Isso mostra que a notícia é, no mínimo, estranha.

Também tentamos achar alguma informação a respeito no site do próprio serviço, mas não havia nada. Logo, chegamos à conclusão de que ou o site inventou a história ou conseguiu um “furo”. Pesquisando na página, descobrimos que esse não foi o único “furo” do dia. Outra mensagem também falava que o Instagram iria mostrar os visitantes recentes (assim como no Orkut). Adivinha se é verdade?

Por fim, vamos à lógica. Se o WhatsApp permite o backup e compartilhamento de trechos de conversas e fotos (envio por e-mail, para outra conversa ou para outra rede sociais) por que iria avisar sobre prints? É, no mínimo, ilógico.

Vale dizer que a notícia falsa se reforçou com um anúncio real do WhatsApp feito em abril de 2019: a de que as configurações para a inclusão de pessoas em grupos de conversa se modificaram. A partir de agora (ufa), só com autorização.

Resumindo: a história que aponta que o WhatsApp vai avisar alguém quando você der um print em uma conversa é falsa. Desta vez, foi só uma brincadeira de 1º de abril de quem já tinha sido enganado por um boato (seguindo a lógica “passa pra frente e não tem volta”) que já havia sido derrubado por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.