Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Walmart está doando geladeiras e fogões em página do Facebook #boato

Walmart está doando geladeiras e fogões em página do Facebook #boato

Walmart está doando geladeiras e fogões em página do Facebook, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Walmart está realizando a doação de geladeiras e fogões que estão com pequenos defeitos em página do Facebook chamada Walmart Fans. Para ganhar, só é preciso digitar feito.

Um dos tipos de golpes mais comuns em redes sociais é o da “doação” de aparelhos por parte de grandes redes varejistas. Neste sentido, vamos falar de mais uma dessas histórias hoje.

De acordo com uma mensagem que está circulando por aí, o Walmart resolveu fazer a doação de geladeiras (descrito na mensagem como “frigorífico”) e de fogões em uma página do Facebook chamada Walmart Fans. Leia a mensagem que circula online:

Temos o prazer de anunciar que iremos doar 670 frigoríficos e fogões que não podem ser vendidos devido a alguns arranhões e pequenos danos, todas as máquinas estão em ordem, então vamos enviá-las aleatoriamente a alguém que escreva “FEITO”. antes de 9 de agosto!

Walmart está doando geladeiras e fogões em página do Facebook?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Não demorou para a história circular com todas as forças na internet e chamar atenção nas redes sociais. Porém, como falamos lá no início do texto, a ação em questão é falsa e esconde um golpe.

O histórico deste tipo de boato já nos chama atenção. Não é de hoje que desmentimos fake news sobre a tal ação no Facebook. Já desmentimos ações falsamente atribuídas ao Carrefour, ao Magazine Luiza e ao próprio Walmart (aqui e aqui). Assim como nos outros casos, não demorou muito para percebermos que a mensagem em questão é falsa.

Na realidade, a página em questão não é oficial do Walmart e esconde um golpe. Depois de “comentar feito”, a pessoa é instada pelos administradores da página falsa a fazer um cadastro. Depois disso, é enviado um link para roubo de dados do internauta. Em alguns casos, é pedida a senha do Facebook. Não é preciso nem dizer que, no final, não há prêmio algum.

Só por desencargo, fomos buscar nas páginas oficiais do Walmart qualquer informação sobre a suposta distribuição de produtos no Facebook. Como era se imaginar, nada encontramos. Vale lembrar que a balela é tão grande que os golpistas se “esquecem” que o Walmart encerrou atividades no Brasil em 2019.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Walmart está dando brindes como geladeiras e fogões para as pessoas comentarem em uma publicação no Facebook. Na realidade, trata-se de uma nova versão de uma mensagem falsa que já desmentimos por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: