Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Volkswagen sorteia 20 carros Gol para quem compartilhar link no WhatsApp #boato

Volkswagen sorteia 20 carros Gol para quem compartilhar link no WhatsApp #boato

Boato – A Volkswagen (VW) sorteia 20 carros Gol neste final de ano. Para ganhar, é só entrar em um site e compartilhar link com amigos no WhatsApp.

13º salário, Black Friday e festas de fim de ano. Sem dúvidas, esse é o período do ano no qual o comércio está mais aquecido. Em meio a tantas compras e gastos, é claro que um brinde não faz mal a ninguém. E quando esse brinde é a “chance de ganhar um carro”? Pois é justamente isso que promete um texto que circula no WhatsApp.

De acordo com a mensagem, a Volkswagen vai sortear 20 carros do modelo Gol para quem entrar em um site no WhatsApp (nas sugestões que recebemos dos leitores, vimos a página volkswagen-sorteio.com). Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Olha que legal esse sorteio da Volkswagen de 20 GOLS 0km, para concorrer é fácil, só ir aqui [site] Versão 2: Pessoal, a Volkswagen está sorteando 20 GOLS 0km nesse final de ano, eu já estou concorrendo! Vai no site que é rapidinho. [site].

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Ao entrar no site, nos deparamos com um pedido “especial” (para não dizer outra coisa). Primeiro, há um pedido para que você preencha dados pessoais como nome, telefone e cidade. Depois, é pedido que você envie a mensagem para 20 amigos no WhatsApp. Leia o que está escrito:

Volkswagen. Sorteio de 20 Gols 0km. Final de ano na Volkswagen estamos sorteando 20 Gols 0km! Para participar responda primeiro. Você já tem carro? Você deseja ganhar um GOL 0km?

Para evitar fraude em nosso sorteio e garantir mais participante, siga os passos para se validar. Compartilhe para 20 dos seus amigos/grupos via WhatsApp. Quanto mais você compartilhar, maior a chance de ganhar. Comente no final da página. EU QUERO MEU GOL 0KM! Clique em “validar inscrição” e aguarde confirmação.

Volkswagen (VW) está sorteando 20 gols para quem compartilhar link no WhatsApp?

É claro que muita gente ficou animada com a possibilidade de ganhar um carro. Mas será mesmo que a Volkswagen decidiu realizar uma ação com compartilhamentos no WhatsApp só para angariar candidatos para um sorteio¿ A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Quem acompanha o Boatos.org já sabe que não existe sorteio nenhum. Mensagens como essas são típicas daqueles golpes que usam promoções falsas apenas como isca para roubo de dados.

O modus operandi é sempre o mesmo: um link surge em uma rede social fazendo a promessa, você clica no link, é instado a preencher um questionário e a compartilhar uma mensagem com amigos no WhatsApp. Ao final, nada acontece. O vídeo abaixo explica como isso acontece.

Vale fazer mais alguns comentários a respeito da promoção apresentada no WhatsApp e que corroboram para que seja um fake. 1) O site tem um design muito amador para ser um site oficial da Volkswagen. 2) Há tantos erros de português que é inacreditável que fosse de um site da empresa. 3) A imagem utilizada de uma promoção da rede de restaurantes Griletto em 2014. Ou seja, não é original e nem nova.

Só para ter certeza de que se tratava de uma farsa, fomos verificar se a Volkswagen estava fazendo qualquer sorteio de carros. Descobrimos que não há nenhum sorteio de carros promovido pela marca.

Resumindo: a história que aponta que a Volkswagen está fazendo um sorteio de 20 carros Gol para quem compartilhar um link no WhatsApp. Trata-se de mais uma promoção falsa que circula no aplicativo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.