Vírus Martinelli e WhatsApp Gold vão hackear o seu celular #boato

Boato – A Globo estava falando hoje que o vírus do vídeo Martinelli e o WhatsApp Gold são as novas ameaças que vão hackear o seu celular em 10 segundos.

Por mais que a gente desminta algumas histórias, não tem jeito: elas insistem em voltar a circular. O exemplo de hoje, um texto que fala de uma “grande ameaça”, é a prova disso. Afinal, não é a primeira vez, nem a segunda e nem a última que vamos falar do vírus Martinelli e do WhatsApp Gold.

De acordo com mensagens que circulam em redes sociais, a Globo avisou hoje que o WhatsApp Gold é um programa que vai chegar para você por mensagem e que você não deve baixar. A mensagem também aponta que o vídeo Martinelli é um vírus que hackeia o seu celular em 10 segundos. Leia:

Confira o desmentido em vídeo

Hoje a Globo estava falando sobre o Whatsapp Gold e é verdade. Existe um vídeo que será lançado amanhã no Whatsapp e se chama Martinelli. Não abra. Vai para o seu telefone e nada do que você fizer vai consertar. Avisem os seus contatos, amigos e colegas!! Se você receber uma mensagem para atualizar o Whatsapp Gold * Não abra! Eles acabaram de anunciar que o vírus é sério. Envie para todos.

Vírus Martinelli e WhatsApp Gold vão hackear o seu celular?

Assim como em outras vezes, a mensagem se espalhou com força em redes sociais, principalmente no WhatsApp. Porém, não é verdade que há um vídeo chamado Martinelli que tenha um vírus nem que o WhatsApp Gold vai hackear o seu celular.

Na realidade, esse assunto é o que chamamos de “boato clássico”. Já desmentimos essa história em 2018 e em 2019 (a única diferença é que o vídeo se chamaria “Gambarelli”). Relembre o que escrevemos na época (tudo continua valendo para hoje):

Essa história de vídeo que “é vírus mortal” já é velha. Já falamos de inúmeros casos (desde Mariana briga pela caneca até dança do papa) em que o texto usa a mesmíssima estrutura. Falamos tanto que rolou até um vídeo explicando que não há como pegar vírus de vídeos no WhatsApp. Confere aí a explicação:

Sobre o WhatsApp Gold, metade da informação procede. A metade que não procede é que se trata de uma atualização do WhatsApp. Na realidade, trata-se de um aplicativo que promete novas funcionalidades (assim como o WhatsApp Plus, alvo também de boatos).

A parte que é real é que existiu um golpe (em língua inglesa) falando sobre o APP. Porém, o golpe não circulou em português (se circulasse, teríamos falado aqui) e desde 2016 não circula online (deve ter tido alcance mínimo). Ou seja, a ameaça não é tão grande assim (só vale lembrar que você não deve instalar nada que seja de fora das lojas oficiais de seu telefone).

Resumindo: a história que aponta para o tal vírus Martinelli e para o WhatsApp Gold é falsa. Trata-se de um alerta falso que vive circulando na internet e enganando internautas inocentes por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet