Vagas para trabalhar na Copa América do Brasil no WhatsApp #boato

Boato – Há vagas temporárias para trabalhar na Copa América que acontece neste ano no Brasil. Para concorrer à vaga, só é preciso entrar em um site no WhatsApp e compartilhar um link com amigos.

Em junho deste ano, o Brasil vai relembrar (bem de leve) o que aconteceu por aqui na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. Teremos por aqui a Copa América. É bem difícil que o país entre “no clima da competição” como outrora, mas uma coisa já estamos conseguindo: ter algum boato relacionado ao assunto.

Começou a circular na internet (principalmente WhatsApp) uma mensagem que aponta que há vagas temporárias para trabalhar na Copa América em um site chamado inscrever-me.com (é possível que haja outros sites similares em outras versões do boato). Leia a mensagem que circula online:

Gente, tem vaga temporária para trabalhar na COPA AMÉRICA 2019 que acontece no Brasil. São várias vagas abertas, mas corre que as inscrições acabam rápido. INSCREVA-SE AQUI: [site]: _compartilhe com quem precisa_

Vagas para trabalhar na Copa América do Brasil no WhatsApp?

Ao entrar no site, temos a velha história de sempre: você tem que responder a três perguntas e depois compartilhar um link com amigos do aplicativo para poder concorrer à vaga. Mas será mesmo que esse é o caminho para você conquistar uma vaga de trabalho temporária na Copa América? A resposta é não. Calma que a gente explica tudo para vocês.

Na realidade, esse é aquele famigerado golpe no qual uma mensagem é apresentada na internet com algo chamativo (uma enquete, uma promoção ou uma vaga de emprego), a pessoas é chamada a entrar em um site, responder a três perguntas e compartilhar um link com amigos. No final, você só deu dinheiro (provindo de publicidade) a golpistas e deixou seus dados em riscos. Veja o alerta em um vídeo abaixo:

A prova disso está no fato de, ao verificar a reputação do site que diz ter vagas na Copa América no serviço Vírus Total, descobrimos que o serviço Kaspersky o classifica como um site de phishing (roubo de dados). Não é preciso nem falar que não é recomendado entrar na página.

Só para terminar, resolvemos procurar mais detalhes a respeito do assunto. Como imaginávamos, não há nada a respeito de “diversas vagas de trabalho” na Copa América no site oficial da competição.

Resumindo: a história que aponta que há vagas para se trabalhar na organização da Copa América para quem compartilhar um link com amigos no WhatsApp é falsa. Não passa de mais uma daquelas promoções falsas que só servem para “pescar” os mais inocentes.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)