Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > TikTok não está doando dinheiro para vítimas no RS; iniciativas são de canais na rede social

TikTok não está doando dinheiro para vítimas no RS; iniciativas são de canais na rede social

TikTok está doando dinheiro para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul se você compartilhar vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O TikTok vai doar dinheiro para o Rio Grande do Sul se você compartilhar um vídeo que está circulando na rede social.

Análise

Mensagens que estão circulando em redes sociais apontam que o TikTok estaria doando dinheiro para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul toda vez que um vídeo fosse compartilhado na internet.

Isso começou com a publicação de uma página na rede social que apontaria que iria destinar toda a receita obtida com um vídeo de campanha para doar para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Vídeo: é falso que a Anvisa esteja barrando entrada de remédios no RS

A partir daí, o vídeo começou a ser compartilhado na própria rede social (até aí tudo bem). Depois, o vídeo começou a ser compartilhado no WhatsApp (o que não acaba gerando visualização alguma para a conta monetizada no TikTok), depois outras contas começaram a copiar e compartilhar o vídeo. Mas o pior estava por vir.

A mensagem começou a ser compartilhada com outros conteúdos: um deles é a fake news que apontava para um áudio horrendo que um homem relata que viu um bebê boiando e uma criança achou que era uma boneca. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Você sabia que consegue doar para o rio grande dos sul sem fazer Pix nem nada ? isso e possível. e só assistir esse vídeo até o final, compartilhar e comentar bastante. esse vídeo e monetizado então todo o lucro que conseguimos aqui será direcionado para doação aos desabrigados do RGS . Versão 2:Ajude o Rio Grande do Sul sem gastar nada faça sua parte colabore curto vídeo e compartilhe para que mais pessoas vejam e o TikTok pague

Checagem

Todo esse enredo está gerando algumas confusões. Por isso, vamos tentar explicar sobre o assunto respondendo a algumas perguntas: 1) O TikTok está doando dinheiro para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul para quem compartilhar vídeos? 2) A página que iniciou a campanha no TikTok doou o dinheiro recebido com o vídeo? 3) Vídeos copiados e postados em outros lugares ajudam as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul?

O TikTok está doando dinheiro para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul para quem compartilhar vídeos?

Não. O que ocorreu é um pensamento que teria mais chance de ser bem-sucedido se houvesse maior controle de como são realizados estes pagamentos. Na teoria apresentada na internet, o TikTok pagaria pela visualização do vídeo para a página e o administrador da página faria o repasse do dinheiro para o Rio Grande do Sul.

Em nenhum momento, isso significaria que o TikTok é que faria a doação. Até o momento, não tivemos nenhum anúncio por parte da rede social de que faria uma doação para os gaúchos.

Vale apontar que, mesmo que o dinheiro tivesse destinação para o Rio Grande do Sul, isso não significa que o TikTok fez a doação. Não esqueçamos que o dinheiro repassado é apenas uma parte da publicidade da rede social. No fim, o TikTok faz é lucrar com a visualização.

A página que iniciou a campanha no TikTok doou o dinheiro recebido com o vídeo?

A página que publicou o vídeo fez uma prestação de conta nos primeiros dias da campanha. Depois, não houve atualizações. Não sabemos se o dinheiro coletado com mais visualizações (pelo que vimos foram mais alguns milhões de views) depois deste período foram destinados à doação ou mesmo se isto está em um processo. O grande problema deste tipo de campanha é que o controle da destinação é limitado. Sem este controle, não dá para saber se as doações foram feitas corretamente. Só nos cabe confiar.

Vídeos copiados e postados em outros lugares ajudam as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul?

Muito provavelmente, não. Se o conteúdo foi copiado e respostado, muito provavelmente, o próprio TikTok vai cortar a monetização. Se ele está sendo espalhado em outra plataforma (como o WhatsApp), também não irá monetizar.  Ou seja: se a campanha na página “principal” já é passível de dúvidas, as campanhas copiadas não têm chance de render doações.

Conclusão

Fake news ❌

O TikTok não está doando dinheiro se você compartilhar vídeos da rede social. O que há são algumas campanhas individuais que carecem de fiscalização e, muitas vezes, nem conseguem recolher qualquer fundo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).