Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > TikTok anuncia que chegou ao fim e vai encerrar atividades em 30/06 #boato

TikTok anuncia que chegou ao fim e vai encerrar atividades em 30/06 #boato

TikTok anuncia que chegou ao fim e vai encerrar atividades, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O TikTok anunciou que vai encerrar todas as atividades no dia 30/06. A rede social chegou ao fim.

O ano de 2023 tem sido turbulento para as grandes empresas de tecnologia, as chamadas big techs. Temores em relação às consequências do desenvolvimento da inteligência artificial, anúncios de demissões em massa e legislações em países como os Estados Unidos e Brasil têm feito estas empresas serem colocadas em xeque.

No meio disso, uma história começou a circular em diversas redes sociais, principalmente no TikTok. De acordo com algumas mensagens que estão circulando online, a rede social havia anunciado o fim de suas atividades e que havia chegado ao fim no dia 30 de junho de 2023. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: TikTok decide acabar com rede social e pega usuários de surpresa. Rede social pegou usuários de surpresa ao anunciar o fim das operações a partir de 30 de junho Versão 2: Urgência dia 30/06/2023 o tiktok encerrará todas as atividades INFORMAÇÃO DE HOJE NAS REDES DE COMUNICAÇÕES

TikTok anuncia que chegou ao fim e vai encerrar atividades em 30/06?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A história gerou muito temor, principalmente entre os chamados “tiktokers” e aficionados pela rede social. Porém, a informação é, na realidade, uma distorção de um anúncio real da empresa responsável pelo TikTok.

Na realidade, o que houve foi o anúncio por parte da ByteDance do fim da rede social Helo. A Helo é uma rede social que pertence à dona do TikTok e tinha um feed semelhante ao do Facebook. O Boatos.org era um dos parceiros de conteúdo da Helo (parceria, aliás, gratuita). Aos parceiros, foi enviado um comunicado. Leia:

Começando a sexta-feira com um comunicado oficial da família Helo que precisamos compartilhar com você: Prezado parceiro, Obrigado por seu apoio contínuo ao Helo. Por meio deste comunicado, informamos que a partir de 30 de junho de 2023, o aplicativo encerrará seus serviços e todas as operações.

Somos muito gratos por seu suporte ao longo dessa jornada. Para quaisquer questões relacionadas à parceria, por favor entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]. Obrigado novamente por seu apoio e esperamos que nossos caminhos se cruzem novamente.

À imprensa, a ByteDance também lançou um comunicado oficial que fala sobre o fim das atividades:

Tomamos a difícil decisão de encerrar os serviços do Helo. Gostaríamos de agradecer aos nossos usuários e parceiros pelo apoio e à nossa equipe pelos esforços e trabalho. A partir do dia 30 de junho, o aplicativo deixará de funcionar. Estamos fazendo o possível para prestar assistência aos funcionários afetados

Não há qualquer anúncio sobre “fim do TikTok” (que, na realidade, tem dimensão muito maior do que a Helo) por parte da ByteDance. Inclusive, muitos dos conteúdos que estão circulando online “confundem” (culposa ou dolosamente) o encerramento do Helo com o “fim do TikTok” (algo que não ocorreu).

Resumindo: é falso que o TikTok anunciou o encerramento das atividades no dia 30 de junho. O que está ocorrendo é uma confusão com o anúncio da ByteDance em relação ao encerramento de outra rede social, a Helo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: