Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Tecnologia 5G causou morte de centenas de pássaros por causa da radiação #boato

Tecnologia 5G causou morte de centenas de pássaros por causa da radiação #boato

Boato – Na Holanda, centenas de pássaros morreram após a realização de testes com antenas para tecnologia 5G.

A busca pelo aprimoramento da tecnologia é imparável. Um exemplo disso está nas inúmeras pesquisas desenvolvidas por diversas empresas da área das telecomunicações. E, nos últimos anos, a busca pela tecnologia 5G tem mobilizado várias empresas do ramo.

A tecnologia 5G promete revolucionar o mundo da telecomunicação móvel. De acordo com as pesquisas, a rede 5G pode gerar taxas de transferência de maior velocidade e o desenvolvimento de aparelhos smartphones mais baratos.

Porém, segundo uma mensagem que anda circulando na internet, talvez será necessário repensar o desenvolvimento da tecnologia 5G. De acordo com a história, um teste envolvendo esse tipo de rede causou a morte de centenas de pássaros na Holanda. O motivo seria a radiação liberada durante o processo. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “TRUMP NÃO QUER A TECNOLOGIA 5 G DA HUAWEI NOS USA, ELE PROTEGE SEU POVO. ELA CAUSA CÂNCER E MATA OS PÁSSAROS PESQUISEM”. Versão 2: “NOSSA OUTRA SITUAÇÃO CONTROVERSA que triste  porque na Holanda morreram tantos pássaros!?? Sera que foi o 5G Se foi veneno no ar ? Governos e empresas cada vez mais escondendo e fora do controle do bem geral , tudo às escondidas e a fazer mal a tantos … OS VENENOS DE CADA DIA QUEM PAGA TEM QUE REAGIR E EXIGIR A VERDADE AVANÇAR A ESSE CUSTO PORQUE ? Pra que !? Isso é avanço ou retorno a barbarie ? A barbarie tecnológica”. Versão 3: “Radiotividade do sinal 5G mata pássaros e danifica o cérebro humano . O celular é o cigarro do século 21”. Versão 4: “Urgente! Pássaros morrem na Holanda (5G)”.

Tecnologia 5G causou morte de centenas de pássaros por causa da radiação?

A informação viralizou rapidamente nas redes sociais e causou grande frustração em quem espera por uma tecnologia de transferência de dados mais veloz. Mas será que a história é um motivo real para preocupação? A verdade é que essa situação não é exatamente assim e os detalhes você confere a seguir.

Vamos lá! De fato, a tecnologia 5G, promete muitas novidades. Porém, já chegou causando polêmica. Em relação à área comercial, os Estados Unidos já estudam banir as antenas da tecnologia 5G, uma vez que a China é o maior fabricante do produto (estaríamos prestes a acompanhar uma nova guerra comercial?).

Em relação ao impacto da radiação das antenas de celulares, as pesquisas são controversas. Algumas defendem que a radiação emitida pelas antenas de celulares (não só do 5G) pode levar ao desenvolvimento do câncer. Entretanto, outras apontam que as antenas de celulares são inofensivas à saúde.

Apesar de tudo isso, uma informação, em particular, não existe: o caso das “centenas de pássaros mortos”. Nos Estados Unidos e na Índia, inclusive, essa história já foi desmentida.

De acordo com os sites, nenhum experimento foi realizado na área onde a morte dos pássaros ocorreu. Ainda segundo o site, relatórios indicam que a morte em massa de aves pode ser considerado um evento comum (e, muitas vezes, sem explicação).

[…] os fatos são os seguintes: Nenhum teste de 5G ocorreu durante o período em que as misteriosas mortes de estorninhos ocorreram, e a única pessoa que sugere o contrário é alguém com uma vingança contra a realidade objetiva e a tecnologia 5G. Mesmo se um teste de 5G tivesse ocorrido, no entanto, não existe nenhum mecanismo que explicaria como ele poderia ter afetado os estorninhos, e muito menos [porque] apenas estorninhos e nenhum outro pássaro ou animal na região.

Em resumo: a história que diz centenas de pássaros morreram após a realização de testes com antenas para tecnologia 5G é falsa! O uso da rede 5G tem sido alvo de constantes discussões. Porém, apesar dos debates sobre tecnologia, economia e saúde, o fato é que a morte de centenas de pássaros, na Holanda, alardeada como uma prova dos males da tecnologia 5G não tem nada a ver com a realização de testes de antenas. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.