Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > TAP Air Portugal está dando 2 ingressos gratuitos de 75º aniversário #boato

TAP Air Portugal está dando 2 ingressos gratuitos de 75º aniversário #boato

Boato – A TAP Air Portugal está dando 2 ingressos gratuitos para todos celebrar seu 75º aniversário. Para ganhar, só é preciso entrar em um site e compartilhar o link com amigos.

Parece que, junto com o fim da quaresma, a temporada de golpes no WhatsApp voltou à tona. Com um jeito de “mais do mesmo”, diversas promoções falsas estão enganando internautas. Hoje, vamos falar de mais uma delas: a da TAP, companhia aérea de Portugal.

De acordo com um texto que circula online, a TAP Air Portugal está dando “dois ingressos gratuitos” por causa do seu aniversário de 75 anos. “TAP Air Portugal está dando 2 ingressos gratuitos para todos celebrar seu 75º aniversário. Obtenha seus ingressos gratuitos em: [endereço do site]”,diz a mensagem.

TAP Air Portugal está dando 2 ingressos gratuitos de 75º aniversário?

Recebemos o tal link de diversos leitores e até de alguns amigos. Mas será mesmo que a promoção que circula online com o nome da TAP é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O modus operandi já entrega a farsa. Quem acompanha o Boatos.org sabe que esse é um tipo de golpe clássico na web. Invariavelmente, acontece da seguinte forma: uma promoção com um link aparece em uma mensagem no WhatsApp, a pessoa clica no link, entra no site, é instado a compartilhar o conteúdo com amigos e, no final, nada acontece. O vídeo abaixo explica que há até a chance de você pegar um vírus de computador.

Ao analisar o link citado na promoção falsa, descobrimos que os serviços Bit Defender e Clean MX consideraram a página como site de phishing. Um detalhe sobre o link: ele é “flytạp.com”. É quase igual o site oficial da empresa (flytap.com). Porém, a letra “a” é substituída pelo “ạ”. Ou seja: trata-se de um site quase clone e com vírus.

Para além disso, uma versão muito parecida da história já foi desmentida no Boatos.org em 2017. Na ocasião, a empresa apontou o seguinte: “Caros passageiros: a TAP informa que não está realizando nenhum concurso cultural relacionado ao seu aniversário, que já foi comemorado em março. Alertamos e pedimos atenção à veracidade das informações, pois qualquer passatempo com promessa de prêmios que não seja publicado em nossa página é falso e totalmente alheio à TAP. Viajem pelas redes em segurança”, diz.

Resumindo: a história que aponta que a TAP Air Portugal está dando passagens aéreas grátis para quem compartilhar um link em um site é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet e usa o nome da empresa. Em tempo: apesar de a promoção falar em 75 anos da TAP, a empresa tem “apenas” 73.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.