Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Site da Seguradora Líder para pagamento do DPVAT foi hackeado #boato

Site da Seguradora Líder para pagamento do DPVAT foi hackeado #boato

Boato – Site da Seguradora Líder foi hackeado e aviso diz que pagamento do boleto do DPVAT vai para terceiros. 

A internet trouxe muitas coisas positivas para a vida das pessoas, como encurtar a distância entre pessoas que estão longe, através de aplicativos de comunicação, e facilitar muitas burocracias do dia-a-dia, como o pagamento online de boletos.

Entretanto, pessoas mal intencionadas também transformaram a internet em um lugar perigoso. São inúmeros os casos de fraudes e histórias de hackers no mundo virtual, o que leva os internautas a ficarem atentos a determinados links e promoções publicadas em redes sociais.

E parece que nem assuntos sérios, como os sites que geram boletos para pagamento de certos impostos, estão livres da ação de hackers. Segundo publicações, o site da Seguradora Líder, responsável pela geração do boleto do DPVAT, foi hackeado. Ainda de acordo com a publicação, o pagamento do boleto do seguro está indo para terceiros. Confira:

Versão 1: “A msg no site da seguradora Líder, q é a operadora do DPVAT é a seguinte: o site foi hackeado e qdo vc da os dados é emitido um boleto, mas esse pagamento vai p terceiros, não p o DPVAT. É uma fraude. Tem muita gente emitindo e pagando. É tanto q o site do Detran até saiu do ar. Não pague e avise aos amigos e familiares da fraude”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: “ATENÇÃO PESSOAL (leiam tbm os comentários). A mensagem no site da seguradora Líder, q é a operadora do DPVAT é a seguinte: o site foi hackeado e qdo vc da os dados é emitido um boleto, mas esse pagamento vai p terceiros, não p o DPVAT. É uma fraude. Tem muita gente emitindo e pagando. É tanto q o site do Detran até saiu do ar. Não pague e avise aos amigos e familiares da fraude”.

Site da Seguradora Líder para pagamento do DPVAT foi hackeado?

Ainda ontem, a equipe do Boatos.org desmentiu a informação do desconto no seguro DPVAT. E nem bem o boato perdeu força, outra história envolvendo o seguro DPVAT começou a circular na rede. A informação, é claro, deixou muita gente preocupada. Mas será que o site da Seguradora Líder foi realmente hackeado? A resposta é não e a explicação você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, a mensagem segue aquele velho roteiro de fake news na internet: é vaga, alarmista, possui erros de português, não apresenta fontes confiáveis (prints não contam como fonte de confiança) e pede para que a informação seja divulgada.

Ao procurar sobre o site ter sido hackeado, nada encontramos. Ontem, quando o desmentido do Boatos.org sobre o desconto do seguro DPVAT estava sendo feito, o site apresentou certa instabilidade (ficando fora do ar por algum tempo), provavelmente ocasionado pelo grande número de acessos.

E, bem, a informação viralizou tão rápido, que a própria Seguradora Líder fez questão de desmentir o boato. Em um comunicado, a Seguradora afirmou que a mensagem publicada no site era um alerta para que os usuários não abrissem links suspeitos, enviados em grupos de WhatsApp ou outras redes sociais. Ou seja, um lembrete para que ninguém caísse em algum golpe na internet.

O site da Seguradora Líder foi hackeado. Opa, informação #FAKE! Uma mensagem de segurança foi publicada no site da Seguradora Líder apenas como um alerta e tem função preventiva para que o internauta não seja atingido por vírus na rede. O texto é autoexplicativo e tem apenas o intuito de orientação.

Ah, a gente reforça que o site da Seguradora Líder é totalmente seguro e os proprietários não devem clicar diretamente nas mensagens disseminadas em grupos de WhatsApp, que podem direcionar para sites maliciosos. Os proprietários devem acessar o site https://www.seguradoralider.com.br/Pages/Saiba-como-pagar.aspx ou https://pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br/ diretamente. Anota aí!

Em resumo: a história que diz que o site da Seguradora Líder foi hackeado é falsa! Não existe nenhuma informação em veículos de comunicação confiáveis sobre o assunto. Além disso, a própria Seguradora Líder já desmentiu a informação, lembrando que o aviso publicado na página tinha como função alertar os usuários para não clicarem em links suspeitos e serem vítimas de algum golpe. Ou seja, nada passou de #boato. Compartilhe a informação verdadeira, não fake news!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.