Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Sistema Cantareira está cheio e mídia esconde, aponta boato

Sistema Cantareira está cheio e mídia esconde, aponta boato

Represa do Sistema Cantareira está cheia e mídia esconde, aponta vídeo
Represa do Sistema Cantareira está cheia e mídia esconde, aponta vídeo

Boato – Vídeo mostra Sistema Cantareira cheio e questiona porque a mídia está mentindo em relação aos nível de água do rio.

Um dos assuntos que mais tem preocupado os brasileiros é a crise hídrica. Em São Paulo, moradores estão perto de enfrentar o fantasma do racionamento de água. Boa parte da crise se deve aos níveis do Sistema Cantareira, que abastece a capital paulista e Grande São Paulo.

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Apesar da crise já ter chegado às torneiras de alguns paulistanos, um vídeo que circula na internet tem levantado dúvidas em relação à seca no Cantareira. A filmagem, de cerca de oito minutos, mostra um homem perto de uma parte do reservatório cheia. Ele ainda aponta que a mídia está escondendo a verdade. Assista ao vídeo e leia texto que o acompanha:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Olhem ai uma represa da cantareira cheia , pra quem está indo essa água? E a gente bebendo volume morto e quando tem ainda , fiquei indignado em ver essa represa cheia e os Paulistanos com a falta de água , somente ontem um milhão e duzentas mil pessoas sem água em São Paulo, e ainda ficam viaturas da policia florestal estacionadas as margens para não deixar ninguém tirar fotos e nem filmar a represa, se alguém parar nas margens eles abordam e mandam sair.

Realmente, a imagem é de chamar atenção. Será que pode o Sistema Cantareira, como mostra o vídeo, estar cheio e a população não estar recebendo a água necessária? A resposta é sim.

A explicação está no trecho em que foi feita a filmagem sobre o abundância de água no Sistema Cantareira. As imagens foram feitas na região da represa Paiva Castro, que é a última e menor do sistema. Localizada em Mairiporã, a Paiva Castro tem capacidade para 7 bilhões de litros de água. Só para ter uma ideia, o Sistema Cantareira suporta 982 bilhões de litros. O Terra fez uma matéria sobre o assunto.

A Sabesp ainda explicou, na mesma matéria, que a represa está cheia justamente por estar na divisa final do Cantareira. Ela recebe águas das represas Jaguari-Jacareí, Cachoeira e Atibainha, que estão nível mais alto.

Sendo assim, podemos chegar à conclusão de que o vídeo que mostra trecho do Cantareira cheio até é real. Porém, isso não significa que a mídia está escondendo “água” da população. A crise hídrica não é um boato.