Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Se você receber a mensagem “seu número de celular não está mais registrado no WhatsApp” deve desligar e ligar o telefone #boato

Se você receber a mensagem “seu número de celular não está mais registrado no WhatsApp” deve desligar e ligar o telefone #boato

Se você receber a mensagem “seu número de celular não está mais registrado no WhatsApp” deve desligar e ligar o telefone, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cuidado com o golpe. Se você receber a mensagem “Seu número de celular não está mais registrado no WhatsApp neste aparelho”, não deve apertar em nada. Deve desligar e ligar o telefone.

Há notícias falsas em que se existisse um “canalhômetro” (hipotético aparelho medidor de canalhice), ele explodiria. É o caso da história de hoje, que fala de uma suposta dica no WhatsApp e, na realidade, está apenas ajudando golpistas.

Um texto acompanhado de uma imagem com um celular com a seguinte mensagem “Seu número de celular não está mais registrado no WhatsApp neste aparelho porque, provavelmente, você o registrou em outro aparelho. Caso você não tenha feito isso, confirme seu número de celular para acessar sua conta” está acompanhado de um alerta.

O texto aponta que a pessoa que receber essa mensagem não deve clicar em nada e confirmar o número. A pessoa, de acordo com o texto, deve “desligar a ligar o celular”. Leia duas versões da mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 1: Passem para o grupo de vcs… Se receber essa mensagem tem que desligar e ligar o telefone. NÃO aperte em nada!!! Versão 2: CUIDADO!! GOLPE!!!! Se receber essa mensagem tem que desligar e ligar o telefone. NÃO aperte em nada!!! 

Se você receber a mensagem “seu número de celular não está mais registrado no WhatsApp” deve desligar e ligar o telefone?

Infelizmente, presenciamos a mensagem em questão se espalhando a torto e a direito na internet e deixando muita gente confusa. O problema é que a dica está completamente errada. Caso você receba uma mensagem dessa natureza, você deve fazer justamente o contrário do que é falado.

Na realidade, a mensagem em questão aparece quando você tem o aplicativo do WhatsApp instalado no seu celular, mas o seu número foi registrado em outro aparelho telefônico. É claro que esse procedimento pode ocorrer por causas lícitas (como por exemplo, alguém que trocou de aparelho celular, mas manteve o número), mas, na grande maioria das vezes, denota um golpe. Aqui cabe um parêntese para relembrarmos sobre algo que já falamos.

Infelizmente, um dos tipos de golpes mais comuns na internet nos últimos tempos é o do sequestro de WhatsApp. Se você tem WhatsApp provavelmente deve saber que o registro no aplicativo é, na maioria absoluta das vezes, feito com um número de telefone. Ao registrar um número no WhatsApp, você recebe um código de confirmação por SMS para confirmar que é dono da linha em questão.

O problema é que muitos golpistas estão se utilizando de engenharia social para ter acesso aos números de SMS que são enviados no telefone. Há, infelizmente (como mostramos neste texto e no vídeo abaixo), golpistas que tentam, inclusive, em nome do Boatos.org ter acesso a esse código para roubar contar nos WhatsApp (vale lembrar que o Boatos.org não pede códigos enviados por SMS para ninguém).

É aí que o golpe em questão se relaciona com a história de hoje. Caso um terceiro tenha tido acesso ao seu código SMS do seu WhatsApp e tenha registrado uma conta com o seu número em outro telefone, quando você tentar acessar o aplicativo vai aparecer, justamente, essa mensagem.

Caso você “siga a dicas” e ignore a mensagem, o WhatsApp vai continuar “livre, leve e solto” sendo utilizado em outro telefone. As consequências podem ser catastróficas (vão desde fraudes em seu nome até pedidos de “empréstimos” para amigos no WhatsApp).

Por isso, caso você receba a mensagem questão deve fazer o contrário do que é indicado. Você deve dar o “OK” e confirmar novamente o número de telefone no seu WhatsApp. A partir daí, você vai receber um novo SMS para recuperar a sua conta e finalmente estará livre de golpe.

Resumindo: a história que aponta que você deve ignorar a mensagem “seu número de celular não está mais registrado no WhatsApp” e desligar o telefone é falsa. Não sabemos o intuito deste tipo de fake, mas o fato é que, além de a informação ser falsa, ela está apenas favorecendo golpistas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: