Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Golpe sobre Valores a Receber usa falso chatbot atribuído a site Gov.br

Golpe sobre Valores a Receber usa falso chatbot atribuído a site Gov.br

Saque de Valores a Receber está disponível em chatbot de site Gov.br, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – O site Gov.br está com um chatbot para dar um pagamento de Valores a Receber mediante o pagamento de uma taxa.

Análise

Um dos golpes mais comuns na internet é o que cita o Sistema de Valores a Receber do Banco Central. Um link com uma página atribuída ao Gov.br que se utiliza do chatbot Vercel está sendo compartilhada em redes sociais.

Quando você entra no site, uma suposta atendente pede o seu CPF, pergunta informações como nome da mãe e data de nascimento e, a partir da confirmação, aponta que a pessoa teria direito a receber um dinheiro pelo SVR.

A partir daí, há uma grande interação (enrolação) com áudios, textos e vídeos para, no final, apontar para o pagamento de uma “pequena taxa” por conta de uma inconsistência no sistema da Caixa. Leia o início da mensagem:

Checagem

Há uma informação adicional que nos deixou mais preocupados ainda: em certo momento, é dito que se a pessoa não efetuar o pagamento da taxa, ela perderia os direitos a benefícios sociais. Leia a mensagem:

ATENÇÃO: O não pagamento do valor poderá ocasionar na restrição de benefícios sociais, como por exemplo: – Restrição do Bolsa Familia – Restrição no Cadastro INSS – Restrição no Programa Desenrola Brasil

A partir disso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que o governo está liberando saques de valores a receber no sistema de chatbot do site Gov.br? 2) O que acontece se você seguir todos os passos do sistema de chatbot atribuído ao site Gov.br? 3) Como realizar a consulta ao SVR de forma correta?

É verdade que o governo está liberando saques de valores a receber no sistema de chatbot do site Gov.br?

Não. Na realidade, este tipo de anúncio é mais do que manjado em termos de fake news na internet. Volta e meia (ou volta e sempre), golpistas anunciam o tal sistema em busca de roubar dados ou extorquir dinheiro das pessoas.

A prova disso está em um histórico de desmentidos do Boatos.org sobre o assunto (aqui, aqui e aqui estão alguns exemplos), no fato de o site não ser oficial e pelo próprio Banco Central (esse real) já ter desmentido o fake. Relembre o alerta:

O único site onde você pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o https://valoresareceber.bcb.gov.br Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos. NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.

O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais. Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela NUNCA vai pedir sua senha. NÃO clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

O que acontece se você seguir todos os passos do sistema de chatbot atribuído ao site Gov.br?

Infelizmente, você vai perder o dinheiro. Na simulação que fizemos (utilizando um CPF aleatório), vimos que o chatbot (ou seja, os golpistas) é bem incisivo no pedido de pagamento. Mesmo que você pague o valor, nada vai receber.

A boa notícia é que a ameaça (sem o mínimo caráter) de que a pessoa vai perder os benefícios sociais se não pagar o valor em questão também é falsa. Ou seja: se te pedirem dinheiro, não titubeie e negue.

Como realizar a consulta ao SVR de forma correta?

Já explicamos algumas vezes como fazer o procedimento correto. Você deve entrar no site https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber com a sua conta Gov.br (essa real) e verificar. Apenas um detalhe: é muito difícil que você tenha valores vultosos a receber. Normalmente, quando tem, não chega a uma centena de reais.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que você tenha que fazer qualquer pagamento para recebe dinheiro do Sistema de Valores a Receber em um chatbot. Trata-se de um golpe utilizando o nome do sistema do Banco Central.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).