Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > SAMU e UPA têm vagas de emprego em site no WhatsApp #boato

SAMU e UPA têm vagas de emprego em site no WhatsApp #boato

Boato – O SAMU e a UPA estão com vagas de emprego. Para concorrer às vagas, só é preciso entrar em um site e compartilhar o link com amigos no WhatsApp.

Agora há pouco, o Boatos.org falou sobre uma tentativa de golpe que utilizava a campanha Outubro Rosa como isca. Agora, vamos tratar de mais duas mensagens relacionadas à saúde que estão na pauta da boataria: a das vagas de emprego para trabalhar no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e das vagas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

De acordo com mensagens que estão viralizando no WhatsApp, as vagas de emprego no SAMU e na UPA estão disponíveis em alguns sites (vimos o site upa.rh-gov.com e o samu.candidatar-se.com) e tem salários de mais de R$ 3 mil. Para concorrer às vagas, só seria preciso entrar no site e compartilhar o link com amigos. Leia as duas versões da história:

Versão 1: VAGAS COM INICIO IMEDIATO NO SAMU Não é necessário ter experiência. Salário inicial até 3438,21. Participe do processo seletivo simplicado: [site]. Versão 2: Oi, to passando para avisar que a *UPA* está com *vagas de emprego* de caráter de *emergência*! Não é necessário ter experiência. Salário inicial até R$ 3.858,35 Participe da entrevista aqui: [site].

SAMU e UPA oferecem vagas de emprego em site no WhatsApp?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Muita gente ansiosa por um emprego já saiu compartilhando a tal mensagem aos quatro cantos do zapzap. Infelizmente, temos uma má notícia. Tanto a vaga do SAMU como a vaga da UPA são falsas. Calma que a gente explica tudo.

É uma pena que nossa explicação sobre esse tipo de boato seja sempre tão parecida. Mas boatos repetidos geram respostas repetidas. E o primeiro ponto que vamos tratar é a mensagem em si. Ela, além de ter muitas características de boatos, segue o roteiro dos golpes do WhatsApp.

Primeiro, você vê o link com a vaga de emprego. Depois, clica e entra no site (que tem uma URL estranha e um design amador). Em seguida, você tem que responder três perguntas e, por fim, há o pedido de que você compartilhe o link com os amigos do WhatsApp. Quando você acha que conseguiu tudo, nada acontece.

Um leitor do Boatos.org, inclusive nos relatou que, durante o processo (ele clicou no link da vaga falsa do SAMU), ele foi redirecionado de página por três vezes (um deles é o site que é mostrado na imagem). E, claro, não conseguiu cadastrar o currículo para a vaga.

Ao verificar por um dos sites (o Candidatar-se, que já apareceu em outros golpes de falsas vagas aqui), descobrimos que ele é considerado como malicioso pelos serviços CRDF e Netcraft e como de phishing Avira, ESET e Kaspersky. Ou seja: a recomendação é não entrar nestes sites.

Só para enterrar a balela, vamos a mais uma informação. Normalmente, as vagas para o SAMU e para a UPA são feitas por meio de concurso público. É muito difícil que você consiga qualquer vaga em um dos órgãos só enviando currículos.

Resumindo: se você vir qualquer mensagem falando sobre vagas na UPA e no SAMU em algum link do WhatsApp, não acredite. Tratam-se de vagas falsas e uma tentativa de golpe para roubo de dados.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.