Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Sacudir o celular com Facebook aberto ajuda a denunciar se você é vítima de abuso #boato

Sacudir o celular com Facebook aberto ajuda a denunciar se você é vítima de abuso #boato

Sacudir o celular com Facebook aberto ajuda a denunciar se você é vítima de abuso, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Sacudir o celular com o Facebook aberto ajuda a denunciar se você é vítima de abuso. Quando você chacoalha o aparelho, o app envia uma mensagem perguntando se você está sendo vítima de um abuso. 

O celular virou um parceiro inseparável na rotina. Com ele sempre à mão, temos uma companhia durante as nossas tarefas diárias. Tudo isso por conta dos mais diversos aplicativos e redes sociais, que servem tanto para momentos de entretenimento e, outras vezes, para ajudar a facilitar várias atividades do cotidiano. E por falar em ajudar, já imaginou denunciar ou ser socorrido (a) em uma emergência apenas sacudindo o seu celular?

É o que conta a nossa história de hoje. Uma publicação que começou a circular na internet dá conta de que sacudir o celular com o Facebook aberto supostamente ajuda a denunciar se você é vítima de abuso. De acordo com a postagem que está sendo compartilhada com a novidade, quando você chacoalha o aparelho, supostamente, o aplicativo envia uma mensagem perguntando se você está com algum problema, inclusive, sendo abusado (a). Confira, a seguir, o texto original que está rodando online:

NÃO É FAKE Acabei de descobrir que se você estiver com o face aberto e chacoalhar o celular, ele te pergunta se você está com algum problema (inclusive se está sendo vítima de abuso). Testei e aparece mesmo a mensagem. Não estamos sozinhas. Copiei e colei. Faça o mesmo e faça isso chegar ao maior número de pessoas possíveis!

Sacudir o celular com Facebook aberto ajuda a denunciar se você é vítima de abuso?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A informação viralizou rapidamente, alcançando, em uma das versões da publicação, 1,1 mil compartilhamentos no Facebook. No entanto, apesar dos vários comentários com relatos sobre a existência da mensagem que aparece na rede social, a história não procede.

Sabemos disso porque, para começar, a mensagem que está sendo compartilhada carrega todas as características de fake news: é vaga, alarmista, possui erros de português e, o mais importante, não cita fontes confiáveis que possam confirmar a novidade (por exemplo, um comunicado do próprio Facebook).

Em segundo lugar, não é de hoje que vemos surgir na internet boatos online sobre “uso do Facebook”. Aqui no mesmo no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, como aquele que falava sobre uma suposta nova regra no Facebook que permitiria que as publicações fossem utilizadas em julgamentos; outro sobre um texto que você poderia copiar e colar no seu mural para driblar algoritmo que só mostra atualizações de 25 amigos na rede social; e, por fim, mais um fake do mesmo estilo que pedia para os usuários colassem mensagem “Não autorizo” para evitar que o Facebook usasse as suas fotos. Contamos essa história em detalhes nesse vídeo:

E foi aí que, ao tentarmos entender o boato de hoje, descobrimos que realmente aparece uma mensagem no Facebook quando você sacode o aparelho. No entanto, não serve para receber denúncias de vítimas de abuso, mas sim para que os usuários possam relatar problemas técnicos (os chamados “bugs”) no aplicativo móvel da rede social.

O “Agite para relatar” está sendo implementado desde maio de 2019. Com ele, ao encontrar um bug, você pode simplesmente sacudir o seu telefone e registrar um relatório por meio de um menu pop-up que aparecerá na tela. A ideia é que, com esse feedback, você possa ajudar o Facebook a melhorar o uso do app no seu celular.

A confusão sobre a real função do novo recurso do Facebook se deu, provavelmente, por conta de uma mensagem que aparece no fim da mesma tela do menu pop-up, com a frase “Saiba como denunciar um abuso”. No entanto, ao clicar nela, o app te redireciona para uma nova tela que apenas ensina como denunciar perfis, páginas, grupos ou publicações que infringem as diretrizes de uso da rede social, mas que também deixa claro que a forma de fazer denúncias de spans ou conteúdos abusivos no Facebook continua sendo através do link “Denunciar” ao lado do próprio conteúdo.

Inclusive, essa história toda de “ajuda a vítimas de abuso” chegou a circular em vários sites em inglês antes de chegar ao Brasil e foi desmentida por algumas agências de checagem, como a Snopes e a Digital Information World. Esta última, por exemplo, explicou que a mensagem falsa sobre o “Agite para relatar” do Facebook chegou até a ser compartilhada em outra versão, ainda mais bizarra, que dizia que alguns usuários estariam sendo presos e excluídos da rede social ao deixarem o celular no bolso e enviarem, sem querer, relatórios de bugs ao suporte da rede social. Ou seja, o aplicativo estaria interpretando mal o movimento do telefone no bolso. Porém, obviamente, como explicado, não tem nada a ver com a função do novo recurso.

Resumindo: A publicação que dá conta de que sacudir o celular com o Facebook aberto ajuda a denunciar se você é vítima de abuso é falsa. A função do novo recurso “Agite para relatar” da rede social serve para os usuários a relatarem bugs (problemas técnicos) no aplicativo móvel no celular e, com o feedback, ajudar em futuras melhorias na plataforma.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK