Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Rolex está dando relógios de graça por causa de 93º aniversário #boato

Rolex está dando relógios de graça por causa de 93º aniversário #boato

Boato – A Rolex está dando kits de relógios gratuitamente por causa do seu aniversário de 93 anos. Para ganhar é só entrar no site da empresa, o rolẹx.com.

Como já foi dito há alguns dias, parece que a temporada de golpes no WhatsApp voltou à tona. E se você acha que só os brasileiros estão investindo neste “nicho”, está enganado. A história de hoje é de um texto em inglês e que usa o nome da Rolex, empresa que fabrica a linha mais famosa (e talvez a mais cara) de relógios no mundo.

De acordo com informações publicadas em uma mensagem no WhatsApp, a Rolex estaria dando 3000 kits de relógios para celebrar o seu 93º aniversário. Para ganhar um deles, a pessoa teria que entrar no site “oficial da empresa”. “Rolex is giving away 3000 Free Set of Watches to celebrate its 93rd anniversary. Get your free Watch at : www.rolẹx.com”, diz versão do texto na qual tivemos acesso.

Rolex está dando relógios de graça por causa de 93º aniversário?

Além da versão citada, nosso monitoramento encontrou pessoas buscando no Boatos.org pelos seguintes termos: “Rolex is giving Aqua 5000 free” (Rolex está dando Aqua 5000 de graça) e outros. Seja qual for a versão da “promoção”, uma coisa é fato. A Rolex não está dando relógios de graça e a história não passa de mais um golpe. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Para começar, o texto está cheio de imprecisões. A primeira é relacionada à idade da empresa. A Rolex não poderia dar um presente de 93º aniversário porque a empresa tem, na realidade, 103 anos. Se a promoção fosse real, a empresa (que não publicou nada a respeito do assunto em seus canais oficiais) não erraria o próprio aniversário.

Além disso, o site que está na promoção não é o oficial da Rolex. Golpistas têm usado uma tática muito eficaz para conseguir enganar pessoas: criar sites com nomes muito parecidos com oficiais. Se você perceber, o endereço é Rolẹx (com a letra “ẹ” em vez de “e”). Por sinal, ao clicar no site, fomos redirecionados a uma página que baixa um adware (tipo de arquivo que te enche de publicidade indevida no navegador).

Pesquisamos sobre a história da “promoção da Rolex” e descobrimos que o site Hoax Slayer (que também desmente boatos na internet) falou sobre o golpe no ano passado. Na ocasião, o golpe envolvia a “falsa pesquisa” e o pedido de compartilhamento. Não sabe como é? Então confere no nosso vídeo abaixo.

Só para terminar, resolvemos buscar por mais detalhes do site no serviço Vírus Total. De acordo com o Fortune Cookie, o site tem um vírus. De acordo com o Fortinet, a página é considerada de spam.

Resumindo: além de a história que aponta que a Rolex está dando kits de relógios de aniversário ser falsa, o link do site citado pode (se você tiver azar) infectar o seu computador ou aparelho de telefone. Não clique nele.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.