Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Robô israelense de guerra atira com precisão em treinamento, mostra vídeo #boato

Robô israelense de guerra atira com precisão em treinamento, mostra vídeo #boato

Vídeo mostra robô israelense de guerra atirando com precisão durante treinamento, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra robô israelense durante treinamento. Mesmo sendo atingido por chutes, boladas e empurrado, ele atira com precisão nos alvos.

Desde quando Bolsonaro chegou à Presidência da República, o que não tem faltado na internet são vídeos relacionados às “maravilhas tecnológicas de Israel”. Já desmentimos histórias falsas relacionadas a um avião israelense e sistema antimíssil do país. No caso de hoje, vamos falar de um “robô de guerra”.

De acordo com um vídeo que circula na internet, a mais nova invenção é um robô israelense no melhor estilo Robocop. As imagens mostram o robô usando diversas pistolas, fuzis e outras armas e acertando os alvos, mesmo sendo atrapalhado a todo momento. A máquina de guerra conseguia, inclusive, distinguir humanos de bonecos. “Não é ficção…..robô israelense….já em treinamento O verdadeiro ROBOCOP!”, diz uma das mensagens. Assista ao vídeo:

Vídeo mostra robô israelense de guerra atirando com precisão durante treinamento?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

As imagens impressionaram muitas pessoas. Algumas delas exaltaram o poder de fogo de Israel. Outras citaram “o fim dos tempos”. O que poucos fizeram foi se atentar para um detalhe: o vídeo que circula online (ao contrário do que diz a mensagem) não é real. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

O histórico de balelas atribuídas às maravilhas de Israel, a falta de verossimilhança no vídeo (sim, somos céticos) e as características da mensagem (vaga, alarmista e sem citar fontes confiáveis) nos deixaram desconfiados da veracidade. E, na primeira busca, descobrimos que deveríamos, de fato, desconfiar.

O vídeo em questão foi produzido por um canal do Youtube chamado Corridor Digital. A empresa é uma produtora de vídeos digitais. Veja o que diz a página de Facebook da empresa: “Fazemos aqueles vídeos dos quais você já deve ter ouvido falar na internet. Vídeos incríveis que você não achou possível, criados por Sam e Niko e sua equipe habilidosa”. Ou seja: a empresa é “profissional em criar vídeos surreais”.

Essa matéria, escrita pelo site Gigazine, classifica o vídeo como uma paródia e aponta que ele é o segundo de uma série de robôs incríveis. Já essa, do Snopes, aponta que o mesmo vídeo (sem a citação de Israel) também se espalhou na internet em língua inglesa e enganou muita gente. O Snopes aponta, ainda, que há um canal de vídeos da empresa chamado Corredor Crew que mostra como são produzidos os vídeos. Esse mostra como foram feitos os “robôs incríveis”.

Resumindo: a história que aponta que um robô de guerra incrível foi criado em Israel e não erra um tiro é falsa. A filmagem em questão é uma peça de ficção criada por um canal do YouTube especializado no assunto. Fim.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/367fYQ2