Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Optimus, robô da Tesla, não atacou nenhum engenheiro, no Texas (EUA)

Optimus, robô da Tesla, não atacou nenhum engenheiro, no Texas (EUA)

Robô da Tesla se revoltou e atacou homem em fábrica, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Engenheiro foi atacado por um robô da Tesla em uma fábrica no Texas, nos Estados Unidos

Análise

O ano de 2023 não acabou sem histórias bizarras. Um pouco antes de chegar ao fim, o ano de 2023 nos trouxe uma história pra lá de inusitada.

De acordo com ela, um robô da Tesla teria atacado um engenheiro em uma fábrica no Texas, nos Estados Unidos. Segundo a publicação, o robô, responsável por manusear peças automotivas, teria realizado o ataque após uma falha no sistema. Ainda segundo a história, o engenheiro teria ficado gravemente ferido, com lesões nas costas e no braço. Confira:

Versão 1: “Robô de Elon Musk espanca engenheiro da Tesla e reacende preocupações sobre segurança”. Versão 2: “Um engenheiro da Tesla, ainda não identificado, foi atacado por um robô utilizado para agarrar e mover peças de alumínio recém-fundidas de automóveis, durante um mau funcionamento na fábrica da empresa no Texas, nos EUA”. Versão 3: “Incidente na Fábrica da Tesla nos EUA: Robô Fere Engenheiro Durante Operação”.

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

A história viralizou nas redes sociais, em especial, no X (antigo Twitter) e despertou preocupação. Apesar disso, a história deixou algumas dúvidas. A publicação tem caráter vago (não identifica a fábrica ou o engenheiro que, supostamente, teria sofrido o ataque), caráter alarmista (em uma suposta revolta das máquinas contra os humanos) e a falta de fontes confiáveis (como a própria Tesla, que sequer emitiu um comunicado sobre o assunto, ou órgãos de segurança dos Estados Unidos). Todas essas são características de fake news na internet.

A partir disso, resolvemos investigar um pouco mais essa publicação e trouxemos elementos para questionar essa história: 1) Houve algum incidente com um robô em uma fábrica da Tesla? 2) O robô da Tesla fugiu do controle e atacou o homem na fábrica? 3) Há risco de robôs se revoltarem e saírem atacando as pessoas?

Checagem

Houve algum incidente com um robô em uma fábrica da Tesla?

Sim. Em 2021, um engenheiro trabalhava na atualização de software de três braços robóticos da KUKA, uma empresa alemã de equipamentos de automação. Na ocasião, o engenheiro pensava que todos os braços tinham sido desligados. Porém, apenas dois deles foram desligados corretamente e o outro continuou ligado e desempenhando normalmente suas funções.

O engenheiro iniciou a atualização e, infelizmente, se posicionou próximo ao braço robótico que estava funcionando. O braço robótico empurrou o engenheiro contra o chão e o esmagou. O robô só soltou o engenheiro após outro funcionário da empresa pressionar o botão de parada. É importante destacar que na hora que o robô agarrou o engenheiro, realizou os movimentos que estavam previstos para a sua função.

O robô da Tesla fugiu do controle e atacou o homem na fábrica?

Não. Há um exagero nessa narrativa. Como explicado anteriormente, o braço robótico sequer pertencia à Tesla. Na realidade, o incidente ocorreu com um braço robótico da empresa alemã KUKA. O incidente aconteceu, porque um dos três braços robóticos que estavam sendo atualizados não foi desligado. Além disso, o engenheiro se encontrava próximo do braço robótico e acabou sendo pego. Os movimentos realizados pelo braço robótico foram os mesmos programados para a sua função. Não houve um ataque e muito menos movimentos imprevistos.

Há risco de robôs se revoltarem e saírem atacando as pessoas?

Ao que tudo indica, não. Não estamos próximos de viver uma revolução das máquinas. Após a história viralizar nas redes sociais, o CEO da Tesla, Elon Musk, fez uma publicação no X, onde criticava a mídia por desenterrar uma história antiga e associar o incidente com o robô Optimus, da Tesla. Elon Musk afirmou que se tratou de um acidente de fábrica com um braço robótico presente em todas as fábricas.

Conclusão

Fake news ❌

Robô da Tesla não atacou um homem em fábrica do Texas (EUA). Em 2021, um incidente ocorreu em Austin, Texas, nos Estados Unidos. Na ocasião, um engenheiro realizava a atualização de software de três braços robóticos da KUKA, empresa alemã de equipamentos de automação. Porém, na oportunidade, um dos braços robóticos não foi desligado corretamente. Quando a atualização começou, o braço robótico que não havia sido desligado começou a funcionar e a desempenhar sua função. Infelizmente, o engenheiro responsável pela atualização estava próximo dos braços robóticos e acabou sendo pego, empurrado contra o chão e esmagado. Ele foi socorrido, após um funcionário pressionar o botão de parada. Apesar do incidente, o robô não atacou o engenheiro, ele apenas ligou e começou a executar os movimentos previstos em suas funções. Além disso, o robô não pertencia à Tesla.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)