Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Retire sua camiseta Lula Livre ao compartilhar link de site no WhatsApp #boato

Retire sua camiseta Lula Livre ao compartilhar link de site no WhatsApp #boato

Retire sua camiseta Lula Livre ao compartilhar link de site no WhatsApp, diz boato (Reprodução/Facebook)

Boato – Site está dando camiseta “Lula Livre” gratuitamente. Para concorrer, só seria preciso entrar na página e compartilhar um link com amigos no WhatsApp.

O mês de novembro de 2019 está agitado em termos de fake news. Muita dessa agitação se dá por conta de dois acontecimentos: a Black Friday e a soltura do ex-presidente Lula. E o caso de hoje fala das duas coisas.

De acordo com uma mensagem que está viralizando no WhatsApp, camisetas da campanha “Lula Livre” estão sendo distribuídas gratuitamente para “comemorar a grande vitória”. Para ganhar a pessoa precisaria entrar em um site. Leia a mensagem que circula online:

Retire sua camiseta Lula livre. Acesse o site abaixo e pegue sua camiseta gratuitamente para comemorar essa grande vitória… [site]

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Ao entrar do site, vimos o mesmo de tantas outras “ofertas de brindes” desmentidas aqui. Uma lista de perguntas e, no final, o pedido para que vocês compartilhe o “site da promoção” com um certo número de amigos no WhatsApp. Leia:

Vamos comemorar essa grande vitória, Lula livre, retire sua camiseta gratuitamente para comemorar essa vitória! Responda o questionário e retire a sua: Você é a favor do Lula livre? Sim Não Qual modelo deseja retirar? Masculino Feminino Qual tamanho deseja retirar sua camiseta? P M G GG XGG Campanha para Todos os brasileiros!

VOCÊ TEM DIREITO A UMA CAMISETA! Para retirar a camiseta desejada siga os procedimentos abaixo: 1. Precisamos nos certificar que você não é um robô. Para isso compartilhe nosso site com 10 amigos ou 5 grupos do WhatsApp (Clicando no botão COMPARTILHAR abaixo). 2. Após compartilhar nosso site com seus amigos, você será redirecionado automaticamente para selecionar o modelo,tamanho e colocar o endereço de entrega. 3. Você receberá a confirmação dentro de 2 a 5 minutos.

Você pode retirar sua camiseta Lula Livre ao compartilhar link de site no WhatsApp?

Muita gente (obviamente, mais favoráveis ao ex-presidente Lula) saíram entrando no site e compartilhando o link por aí. Quem fez isso, fez à toa. Isso porque a mensagem que circula online é mais uma daquelas promoções falsas que circulam online. Vamos aos fatos.

No ano passado, tivemos que desmentir um boato sobre o mesmo brinde. Com a exceção de que se tratava de uma camiseta para o “período eleitoral” e o brinde anunciado era uma camiseta “Lula presidente”, o desmentido é o mesmo. Relembre o que foi dito e já voltamos aqui.

O principal ponto de tudo isso está no modus operandi da “oferta”. O enredo segue o mesmo de tantos outros golpes online. Uma mensagem “irresistível” circula no WhatsApp, a pessoa tem que entrar em um site, responder a algumas perguntas e, no final, compartilhar um link com amigos. Depois de fazer tudo isso, ela não ganha nada.

O máximo que pode ganhar é um vírus no celular ou um “roubo de dados”. A prova disso está na análise que fizemos do site no serviço Vírus Total. De acordo com o Kaspersky, a página é de phishing. Lê aí.

Já temos as principais evidências de que a história é um golpe online. Mas só por desencargo, fomos verificar mais dois detalhes que derrubam a tese. O primeiro foi que não encontramos nenhuma fonte confiável que endosse a “oferta de camisetas grátis”. Se, de fato, fosse uma ação de marketing, seria facilmente encontrada.

Antes de terminar, só mais um esclarecimento. Assim como no caso do boato sobre o site “petiçãopublica.org”, algumas mensagens começaram a denunciar que a promoção falsa da camiseta Lula Livre seria uma estratégia da “direita” para mapear esquerdistas. Essa tese não é real. A intenção desses golpistas não é política. É econômica.

Resumindo: a história que aponta que estão distribuindo uma camiseta Lula Livre para quem entrar em um site e compartilhar um link com amigos no WhatsApp é falsa. É mais uma promoção falsa que se aproveita da Black Friday para “levantar algum” em cima da inocência de muitos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2OsV71C