Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Renault vai doar um Logan para motorista de Uber que foi espancado por taxistas #boato

Renault vai doar um Logan para motorista de Uber que foi espancado por taxistas #boato

Renault vai doar um Logan para motorista de Uber que foi espancado por taxistas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Renault do Brasil se sensibilizou com a história de um motorista de Uber que foi espancado por taxistas e vende gibis para ajudar a filha. Porém, foto dele precisa ter 100 mil compartilhamentos.

Não são poucas as vezes que temos que desmentir aquelas notícias falsas que falam sobre “doação” por compartilhamento de fotos de crianças doentes. Isso ocorre tantas vezes que até “zoeiras” relacionadas a esse tipo de fake acabam fazendo sucesso. E hoje vamos falar de uma história que virou um “clássico”.

Uma foto de um homem com uma criança está viralizando na internet junto com uma comovente história. De acordo com o texto que circula online, o homem da imagem seria um motorista de Uber que havia apanhado de taxistas que ganharia um carro Logan da Renault se a imagem em questão fosse compartilhada 100 mil vezes. Leia a mensagem que circula online:

Esse pai é motorista de aplicativo e vende gibis para sustentar sua filha que cria sozinho, ele teve seu carro queimado e foi espancado por 3 taxistas, por ser uber. A Renault do Brasil sensibilizou com o caso dele e vai doar um veículo LOGAN, para ele trabalhar como uber assim que essa publicação atingir 100mil compartilhamentos. Toda ajuda é bem vinda galera

Renault vai doar um Logan para motorista de Uber que foi espancado por taxistas?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Não demorou muito para a publicação viralizar (não chegou a 100 mil compartilhamentos, mas viralizou). Só que a história em questão não só é falsa como também já foi desmentida em 2019 no Boatos.org. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos.

Esse é o tipo da história que “se desmente” por si só. Quando a gente “bate o olho” nela, já sabe que é falsa. Só falta explicar o porquê. E as explicações perpassam por uma análise da mensagem e por uma busca em materiais de referência.

Ao analisar a mensagem, percebemos que, além de ela ser uma paródia de um tipo de fake news tradicional e ter algumas das principais características de boatos (vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e a falta de citação de fontes confiáveis), não fazia muito sentido. Que história é essa de “vendedor de gibi e motorista do Uber” e “Renault e compartilhamento”? Já dá para ver que não dá para levar a sério.

A prova disse está ao buscar sobre a tal ação da Renault e sobre a origem da foto. A ação nunca existiu (como era de se imaginar). Já a foto é do ator Hugh Jackman (que faz o papel de Wolverine nos filmes do X-Men) e foi postada pelo ator no dia 10 de março de 2017. Quem a acompanha na imagem é a atriz Dafne Keen.

Resumindo: é falsa a história que aponta que a Renault vai dar um Logan para um motorista de Uber que apanhou de taxistas. Na realidade, o cara “era o Logan” e a mensagem uma “tiração de sarro” (nem sempre bem entendida) sobre um tipo de boato recorrente na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: