Registrato abre consulta no WhatsApp para saber se você tem valor a receber via Pix #boato

Boato – A Registrato abriu uma consulta pública para saber se você tem algum valor a receber via Pix. Para ganhar, só é preciso colocar os seus dados e compartilhar link com amigos no WhatsApp.

Há cerca de uma semana, a abertura de um sistema de devolução de valores parados em contas bancárias causou furor. Tanto que o SVR, do Banco Central, teve que sair do ar dado o número de acessos. É claro que este fato iria dar margem para golpistas.

A falcatrua mais recente que tivemos acesso aponta para um suposto sistema chamado Registrato. Nele, você poderia fazer consulta de valores que teria a receber e ganhar a devolução via Pix. Para tanto, você teria que colocar seus dados e compartilhar um link do domínio “registrato.online”. Leia o texto que circula por aí e o conteúdo do site:

Confira o desmentido em vídeo:

Mensagem no WhatsApp: Consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instântaneo via PIX, mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram! *CONSULTE AGORA:* [site]Versão 2:Consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instântaneo via PIX, mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram! *CONSULTE AGORA:*

Texto no site: REGISTRATO coNSultAS lIBeRADAS DESCUBRASE VOCÉ TEMALGUM VALOR A RECEBER! FACA A CONSULTA GRATUITA E DESCUBRA SE VOCÉ TEM ALGUM VALOR A RECEBER. SAQUE IMEDIATO VIA PIX! CONSULTE AGORA! Nome Completo Data de Nasc xx/xx/xxx CPF CONSULTAR ©REGISTRATO 2022

NOSSO SISTEMA IDENTIFICOU QUE VOCÊ TEM UM SALDO A RECEBER. SALDO DISPONÍVEL PARA SAQUE: R$3.856,33 SAQUE SEU SALDO VIA PIX! Antes precisamos que você cumpra uma etapa obrigatória 1. Clique no botão INFORMAR, e selecione amigos da sua lista de contatos até completar a barrinha. 2. Assim que finalizar, você poderá sacar via pix seu saldo!

MUITA ATENÇÃO! Você só receberá a confirmação após efetuar todos os compartilhamentos, exigimos está etapa para que outras pessoas possam consultar se tem direito ao benefício JÁ RECEBERAM HOJE: 27899 INFORMAR AMIGOS Compartilhe até completar a barrinha abaixo

Registrato abre consulta no WhatsApp para saber se você tem valor a receber via Pix?

A abertura e cancelamento de consultas públicas por parte do Banco Central fez a mensagem em questão fazer sucesso no WhatsApp. É uma pena que o tal site registrato.online é falso e que a mensagem em questão não passa de uma tentativa de golpe.

Na realidade, a mensagem segue o mesmo modus operandi de tantas outras falcatruas que já desmentimos aqui no Boatos.org. Mesmo que você siga todos os passos (preencha seus dados e compartilhe o link com amigos no WhatsApp), nada acontece no final.

Há três coisas que podem ocorrer: ou você vai ser direcionado a um site por meio de programas de afiliados (e garantir uma forma extra dos golpistas ganharem dinheiro) ou vai ser direcionado a um site pesadíssimo que vai fazer o seu celular e computador travar ou, ainda, vai ser direcionado a outro site de promoções falsas.

Não é preciso nem dizer que, em qualquer das alternativas, você não vai ganhar nada. Na realidade, você corre, ainda, o risco de ter dados roubados por golpistas. Já fizemos vídeos alertando para golpes escondidos em benefícios do governo.

Fomos buscar mais informações sobre o sistema Registrato e sobre a serviço do Sistema de Valores a Receber do Banco Central. Para quem não sabe, o Registrato é um serviço do BC no qual você tem acesso a dados financeiros (por meio de solicitação prévia) como o de cheques sem fundos, empréstimos, chaves Pix, câmbio ou de valores a receber.

O endereço correto é https://registrato.bcb.gov.br/. Ou seja: o site do serviço do Banco Central nada tem a ver com o site que está pedindo compartilhamento no WhatsApp. Vale frisar que o Sistema de Valores e Receber está, no momento da criação deste texto, fora do ar. Este link do Jorn. explica o que é o Registrato e o SVR.

Resumindo: a informação que aponta para um site chamado Registrato (registrato.online) que vai dar dinheiro para você via Pix é falsa. Trata-se de mais um golpe que pede compartilhamento no WhatsApp com uma promessa falsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet