Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Receita Federal envia e-mail sobre “divergências no Imposto de Renda” #boato

Receita Federal envia e-mail sobre “divergências no Imposto de Renda” #boato

Receita Federal envia e-mail sobre divergências no Imposto de Renda, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em e-mail, Receita Federal avisa que sua declaração do Imposto de Renda está com divergências e envia relatório para alterá-lo.

Todo ano, o temido Imposto de Renda causa insônia em muitos brasileiros. A declaração do Imposto de Renda é uma forma do governo acompanhar a evolução patrimonial dos brasileiros, através da manifestação individual de rendimentos e bens.

De acordo com a regra de 2023, apenas brasileiros que tenham rendimento anual maior do que R$28.559,70 são obrigados a declarar os seus ganhos. Neste ano, a declaração do Imposto de Renda começou no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a Receita Federal estaria enviando um e-mail onde alerta sobre possíveis divergências no Imposto de Renda. Ainda segundo a história, no e-mail, a Receita Federal alertaria que o CPF da pessoa estaria sob análise e incorreria na malha fina. De acordo com a publicação, no e-mail também constaria um relatório com as divergências encontradas para a pessoa fazer o download. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Receita Federal do Brasil Comunicado importante! Identificamos divergências no seu IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Contribuinte, informamos que seu imposto de renda IRPF 2022 declarado não está nos termos vigentes conforme a Legislação Federal Lei nº 9.250/26/1995-Código Civil, por este motivo informamos que seu IRPF 2022 está sobe análise e em breve passará por nossa Malha Fiscal. Abaixo o relatório com as divergências encontrada no seu IRPF 2022. Receita Federal do Brasil – Setor Fiscal-Ministério da Fazenda Download do Relatório IRPF 2022: Relatório-IRPF-2022.PDF(89,7KB)”.

Versão 2: “Identificamos divergências no seu IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) – Notificação: 702153870. Receita Federal <[email protected]> Você Imagem não carregou… Notificação: 42858253 Receita Federal do Brasil Comunicado importante! Identificamos divergências no seu IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Contribuinte, informamos que seu imposto de renda IRPF 2022 declarado não está nos termos vigentes conforme a Legislação Federal Lei nº 9.250/26/1995 – Código Civil, por este motivo informamos que seu IRPF 2022 está sobe análise e em breve passará por nossa Malha Fiscal. Abaixo o relatório com as divergências encontrada no seu IRPF 2022. Receita Federal do Brasil – Setor Fiscal – Ministério da Fazenda Download do Relatório IRPF 2022: Relatório-IRPF-2022.PDF(81,7KB). Versão impressa disponível para download, verifique.© Receita Federal 2022 (Enviado por receita.fazenda.gov.br)”.

Receita Federal envia e-mail sobre “divergências no Imposto de Renda”?

A informação  deixou muitos contribuintes que receberam o e-mail em questão preocupados. Apesar disso, a história não é verdadeira. E a explicação está na origem do e-mail e no suposto arquivo enviado em anexo.

O sinal de alerta acendeu logo ao ler a mensagem. A história se parece muito com golpes aplicados na internet. Um tema atual (como o Imposto de Renda), uma suposta autoridade que tenta te alertar sobre um suposto problema (nesse caso, a Receita Federal alertando sobre supostas divergências no IR) e um link ou arquivo que resolveria todo o problema.

Não é de hoje que golpes assim circulam na internet. A equipe do Boatos.org já desvendou inúmeros deles, como o que dizia que a Receita Federal teria pedido em uma carta para você atualizar seus dados em um site esquisito. Também o que indicava o INSS estaria ligando para aposentados fazerem prova de vida online e, por fim, o que apontava que o Banco do Brasil teria enviado uma mensagem para você, alertando que seus pontos Livelo expiraram.

Pois bem, após analisar a mensagem, percebemos se tratar de mais um golpe na internet. Para começo de história, o texto presente no e-mail apresenta erros de digitação (como “sobe” – sob – e falta de conjugação no plural em algumas palavras) e ainda por cima cita um número de lei que não é usual.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o assunto e descobrimos que a própria Receita Federal já havia informado sobre o golpe, que está circulando desde o final de 2022. Por meio de um comunicado, a Receita Federal informou que não envia e-mails para as pessoas. O órgão orientou que ninguém abra ou responda essas mensagens, pois se tratam de arquivos maliciosos que podem causar problemas ao computador ou roubar dados sensíveis. Por fim, para saber se você caiu na malha fina, basta entrar no site da Receita Federal e fazer a consulta. Leia:

A Receita Federal reforça o alerta sobre novas falsas mensagens estão circulando na Internet em nome da instituição sobre divergências no IRPF seguida de multa. A orientação é não abrir ou responder as mensagens. Através de mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalam programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. Caso receba alguma comunicação com endereço de origem da instituição, o procedimento seguro é entrar no portal do contribuinte (e-CAC), com login e senha, e verificar se há alguma pendência no CPF ou imposto de renda. 

Veja as orientações: não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário; não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como “clique aqui”; e excluir imediatamente a mensagem. Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, acesse aqui página na internet ou procure uma unidade de atendimento da Receita Federal.

Em resumo: a história que diz que a Receita Federal está enviando um e-mail informando que existem divergências no seu Imposto de Renda é falsa! O e-mail não está sendo enviado pela Receita Federal. Em um comunicado, o órgão informou que não envia e-mails aos contribuintes e toda e qualquer informação estará disponível apenas no site da Receita Federal. Dessa forma, a orientação é para que a pessoa exclua a mensagem e não abra o arquivo e nem responda o e-mail.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm