Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Não é verdade que raio atingiu pessoas em árvore por causa de celular em “posição de antena”

Não é verdade que raio atingiu pessoas em árvore por causa de celular em “posição de antena”

Raio atingiu pessoas em árvore por causa celular em posição de antena, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Pessoas foram atingidas por um raio em baixo de árvore durante uma tempestade porque o celular delas estava na posição de antena.

Análise

As fortes chuvas que têm atingido algumas regiões do Brasil trazem diversas preocupações. Uma delas é com o perigo dos raios. Neste sentido, um alerta tem circulado em redes sociais e aponta para o “perigo dos celulares”.

Um vídeo, que não será exibido aqui, mostra algumas pessoas se abrigando da chuva em baixo de uma árvore quando, de repente, um raio as atinge e elas caem no solo. A “culpa”, de acordo com as mensagens, seria do telefone celular ligado das pessoas. Leia:

Versão 1: Chuvas podem causar raios. Se você estiver ao ar livre, nunca se abrigue debaixo de uma árvore. Desligue imediatamente o seu celular ou coloque-o no modo avião! Estas pessoas refugiaram-se debaixo de uma árvore pensando que era seguro, na posição de antena e atraíram o raio

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Chuvas, ou mesmo ameaça de chuvas podem causar raios. Se você estiver ao ar livre, nunca se abrigue debaixo de uma árvore. Desligue imediatamente o seu celular ou coloque-o no modo avião! Estas pessoas refugiaram-se debaixo de uma árvore pensando que era seguro, sem saberem que os celulares que transportavam nos bolsos estavam na posição de antena e atraíram o raio. Compartilhe o vídeo para salvar a vida de quem não sabe disso! Lembre-se de que cada raio equivale a dez mil volts de eletricidade.

Checagem

Há, de fato, algumas informações verdadeiras na mensagem que está circulando na internet. Porém, há mais erros do que acertos. Para separar o joio do trigo, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes perguntas: 1) Qual é o contexto do vídeo em que as pessoas são atingidas por um raio? 2) Elas foram atingidas por um raio por causa do telefone celular no bolso? 3) O que há de correto na mensagem que cita, raio, árvore e celular?

Qual é o contexto do vídeo em que as pessoas são atingidas por um raio?

O vídeo foi gravado março de 2021 na cidade de Gurugram, na Índia. Na ocasião, quatro trabalhadores buscavam se refugiar em baixo de uma árvore durante fortes tempestades quando foram atingidas por um raio. Uma destas pessoas morreu.

Elas foram atingidas por um raio por causa do telefone celular no bolso?

Não. Ao buscar conteúdos sobre o ocorrido, nada encontramos sobre o telefone celular ter ocasionado o problema com o raio. Além disso, não existe qualquer comprovação de que o aparelho atraia raios. Este link do AccuWeather explica que tudo não passa de uma lenda. 

O que há de correto na mensagem que cita, raio, árvore e celular?

Há uma informação importante que está correta no vídeo. Quando está ocorrendo uma tempestade, não devemos nos abrigar embaixo de estruturas altas como árvores. A principal orientação é procurar um lugar coberto ou fechado. Nunca vá para baixo de uma árvore. Com ou sem celular, é um perigo.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que as pessoas do vídeo que está viralizando na internet tenham sido atingidas por conta de um aparelho celular que estava no bolso delas. O caso nada tem a ver com smartphone e não há comprovação de que telefones “atraiam raios”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).