Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Nova falcatrua fala sobre “recuperar dinheiro em golpe” pagando taxa com programa Recupera Fácil

Nova falcatrua fala sobre “recuperar dinheiro em golpe” pagando taxa com programa Recupera Fácil

Programa Recupera Fácil, do Reclame Aqui e Procon, recupera dinheiro perdido em golpes na internet, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Reclame Aqui e o Procon criaram uma ação para você recuperar o dinheiro que você perdeu em um golpe na internet. É o Recupera Fácil.

Análise

A cara-de-pau e a criatividade de quem aplica golpes em redes sociais não têm limites. A mais nova história que circula online aponta para uma saída para quem “já caiu em um golpe”.

Um link que seria de um serviço chamado Recupera Fácil, do Reclame Aqui e do Procon, está circulando na internet. De acordo com a mensagem, você conseguiria recuperar o dinheiro perdido em golpes financeiros entrando em um site. Leia algumas das mensagens que estão viralizando por aí:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

igual tava no site clica em ter gente que caiu num golpe na internet mas conseguiu recuperar tudo entramos no novo programa do reclame aqui com o PROCON É só colocar o e-mail e ele ver os golpes que você reembolsam tudo e ainda te dão um bônus por danos morais pesquisa pesquisa pronto acharam todos os golpes que minha mãe caiu e deram um bônus de 1.200,00 pelos danos morais assistimos o tutorial rapidinho e no final o pics já tinha caído na nossa conta o valor veio certinho igual tava no site clica em saiba mais e veja se você também pode receber Obrigada de mais Reclame Aqui ajudaram muito

Checagem

Não demorou para a história se espalhar por aí. Porém, é falso que haja ação. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas questões. São elas: 1) É verdade que existe o serviço Recupera Fácil do Reclame Aqui e do Procon para recuperar dinheiro perdido em golpes? 2) O que acontece se você seguir todos os passos do tal site Recupera Fácil? 3) Há alguma forma de recuperar o dinheiro perdido em golpes?

É verdade que existe o serviço Recupera Fácil do Reclame Aqui e do Procon para recuperar dinheiro perdido em golpes?

Não. Por incrível que pareça, se trata de mais um golpe (é quase um meta golpe). Nem o Procon tampouco o Reclame Aqui oferecem serviços como o citado. O Reclame Aqui, inclusive, já fez um alerta sobre o golpe em seu site oficial. O modus operandi utilizado no “golpe que condena outros golpes” é o mesmo já utilizado em outras falcatruas.

O que acontece se você seguir todos os passos do tal site Recupera Fácil?

Primeiro, você vai ser atendido por um chatbot que vai pedir as suas informações pessoais. Depois, ele vai falar que você tem um valor a receber. Porém, você vai ser instado a fazer um depósito.

Depois disso, eles fazem como em outros golpes: somem. Ou seja: vão tentar aplicar um golpe em dobro em você. E se você caiu pela segunda vez, creio que a sensação não seja das melhores.

Há alguma forma de recuperar o dinheiro perdido em golpes?

Se você caiu em outro golpe ou neste golpe, estamos aqui para tentar apontar um caminho para você tentar recuperar o dinheiro perdido. Já vamos avisando que não é fácil.

O mais óbvio é abrindo uma reclamação contra as plataformas utilizadas para o pagamento (os bandidos raramente colocam o Pix diretamente para aplicarem o golpe). Ela pode ser feira justamente por sites como o Reclame Aqui, Procon e consumidor.gov. Como o pagamento fica retido em alguns casos, há chances que você consiga um estorno.

Sempre aconselhamos também que você faça uma denúncia na polícia contra os golpistas (pode ser um BO online). Neste caso, tente se utilizar de todos os dados que você tiver sobre o golpe para se seja feita uma investigação. Como falamos, não é garantia. Porém, é melhor do que nada.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que haja um serviço chamado Recupera Fácil para você conseguir o dinheiro perdido em golpes. Desta vez, os caras se superaram na falcatrua.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).