Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Pix vai substituir TED e DOC, sistemas que vão acabar #boato

Pix vai substituir TED e DOC, sistemas que vão acabar #boato

Pix vai substituir TED e DOC, sistemas que vão acabar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O novo sistema de transferências bancárias, o Pix vai substituir o TED e DOC. Esses sistemas vão ser extintos.

Com a chegada do Pix, prevista para o meio do mês de novembro, mas com cadastro já aberto, muita gente ainda está sem entender quais são as vantagens do novo sistema e o que virá a acontecer com as transferências bancárias.

Uma das informações que está circulando (enxertada em textos sobre o Pix) é que o sistema iria substituir outras formas de transferências bancárias como o TED e o DOC Leia três exemplos de textos que circulam online:

Versão 1: Questionado por apoiador, o tenente não sabe o que é o PIX. Achou que sistema de pagamentos do Banco Central, que vai acabar com TED e DOC, era algo relacionado à aviação civil… Versão 2: Esse tal de Pix é do sistema capitalista opressor, chegou para acabar com o TED e o DOC. Versão 3: O PIX substituirá os já ultrapassados TED e DOC… “Pagamento instantâneo entra em vigor em 16 de novembro; serviço será gratuito e funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana.”

Pix vai substituir TED e DOC, sistemas que vão acabar?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Essa informação de fim do DOC e TED dá margem para outras duas interpretações erradas (pelo menos até o momento): a de que o cadastro no Pix será obrigatório e que o sistema dará margem para uma elite global implantar a nova ordem mundial com a moeda única (algo que já desmentimos aqui no Boatos.org).

Na realidade, o que há é uma confusão sobre o Pix. Confusão que é, por sinal, dirimida ao procurarmos sobre o sistema no site do Banco Central. Veja o que a instituição fala sobre o assunto:

​Assim como a TED e o DOC, o Pix é um meio de pagamento à disposição da população. Trata-se de uma forma adicional de realizar pagamentos e transferências. Não há intenção do BC em extinguir outros meios de pagamento.

Como vocês viram, o Pix será apenas mais uma opção para transferências. É claro que sistema vai apresentar algumas vantagens (principalmente no caso de transferências em transações entre bancos) como a gratuidade e rapidez nas transações. Porém, as opções de DOC e TED ainda ficarão disponíveis.

Resumindo: só para deixar bem clara a questão: o Pix vem aí e deve movimentar os processos de transferências bancárias, mas não irá substituir o TED e o DOC. Pelo menos por enquanto, as três opções de transações ficarão disponíveis para você escolher qual é a melhor.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK