Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Golpe do frete cita arranhador para gatos como brinde da Petz

Golpe do frete cita arranhador para gatos como brinde da Petz

Petz está dando arranhador para gatos a quem responder a quiz e pagar frete, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – A Petz está dando um arranhandor para gatos a todas as pessoas que responderem a um quiz e pagarem pelo frete do produto.

Análise

A mais nova ação dos golpistas que atuam em redes sociais aponta para uma suposta ação da Petz, empresa do ramo de produtos para animais.

De acordo com um conteúdo que está se espalhando em redes sociais como o Facebook e Instagram, a Petz estaria dando um arranhador para gatos a todas as pessoas que respondessem a um quiz em um site “oficial”.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Checagem

É claro que o conteúdo iria se espalhar com todas as forças em redes sociais. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) É verdade que a Petz está dando o tal arranhador para gatos as pessoas que responderem ao quiz em questão? 2) O que acontece se você entrar no site atribuído à Petz? 3) Há alguma forma de recuperar o dinheiro perdido para os golpistas?

É verdade que a Petz está dando o tal arranhador para gatos as pessoas que responderem ao quiz em questão?

Não. Ao procurar por qualquer referência sobre a ação em páginas oficiais da empresa (vale apontar que as páginas divulgadas nos anúncios são falsas), nada encontramos. Para além disso, o módulo operandi apresentado na mensagem já é mais do que manjado.

O que acontece se você entrar no site atribuído à Petz?

Primeiro, você é direcionado ao suposto site da promoção (que nada mais é do que uma página falsa registrada há muito pouco tempo) para responder ao quiz. Não importando a resposta que você der, você vai ser considerado “premiado” (olha só) e vai ser direcionado a outro site.

Nesta página, que seria a suposta pagina de vendas, você seria premiado sob uma condição: pagar um valor pelo frete do produto. É aí que mora o golpe: você acaba perdendo o dinheiro pago pelo frete e fica de mãos abanando.

Há alguma forma de recuperar o dinheiro perdido para os golpistas?

A melhor forma de não perder o dinheiro é não caindo em golpes como este. Por isso, recomendamos que você ignore qualquer tipo de ação promovida por links anunciados em redes sociais que falem sobre quiz premiado.

Caso você já tenha pago o dinheiro aos golpistas, a situação é um pouco mais complicada. Mesmo assim, recomendamos que você siga alguns passos que podem ajudar, mas não garantem que você recupere o dinheiro pago.

Um deles é abrir uma reclamação contra a plataforma utilizada para pagamentos (normalmente, os golpistas se utilizam delas para se manterem anônimos). Como elas retêm o pagamento por alguns momentos, há chances de que se consiga um estorno. A reclamação pode ser feita em plataformas como o Reclame Aqui, Procon e Consumidor.gov.

Também recomendamos que você faça uma denúncia na polícia com todos os dados que você tiver sobre o golpe como, por exemplo, dados de pagamento, site utilizado e até prints de anúncios em redes sociais.

Conclusão

Golpe ⚠️

É falso que a Petz esteja dando qualquer tipo de brinde como, por exemplo, um arranhador para gatos, para quem responder a um quiz. Trata-se de mais um golpe que circula em redes sociais.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).