Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Pesquisa sobre 150 dias do governo Bolsonaro é divulgada no WhatsApp #boato

Pesquisa sobre 150 dias do governo Bolsonaro é divulgada no WhatsApp #boato

Boato – O governo Bolsonaro quer saber a sua opinião sobre os primeiros 150 dias de gestão e por isso criou uma pesquisa no WhatsApp.

Durante as eleições do ano passado, uma série de “enquetes” e “pesquisas” falsas surgiram no WhatsApp com um único objetivo: roubar dados de usuários incautos. Em 2019, esse tipo de mensagem continua circulando no aplicativo de mensagens. A prova disso está na nossa análise de hoje.

Circula no WhatsApp um texto que aponta que o “governo Bolsonaro” resolveu fazer uma pesquisa para saber “como anda a sua gestão”. Isso seria feito por meio de um site (na versão que vimos era o “Promo Club”) e a tal pesquisa seria divulgada pelo SBT. Leia a mensagem que circula online:

*Governo Bolsonaro* quer saber sua opinião sobre os 150 dias de gestão dele e de sua equipe , *deixe sua opinião aqui*… [site] o resultado sera divulgado nos telejornais do *SBT*, não deixe de participar, sua opinião é muito importante. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Ao entrar no site, nos deparamos com o mesmo de sempre (pelo menos se você lê o Boatos.org): uma mensagem de apresentação, três perguntas e uma mensagem final pedindo para que você compartilhe o link do site de pesquisa com cinco amigos no WhatsApp. Leia:

Pesquisa de Satisfação Avalie e de sua Opinião: Governo Bolsonaro quer saber sua opinião sobre os 150 dias de gestão dele e de sua equipe: Participe abaixo Pergunta 1 de 3 Você acha que acertamos nas escolhas dos ministros? SIM NÃO Pergunta 2 de 3 Você acha que estamos no caminho certo sobre a reforma da previdência? SIM NÃO Você é a favor ou contra o armamento da população? A FAVOR CONTRA

Verificação humana: Está votação é uma forma de avaliarmos o governo neste 150 dias com voto popular, por isso precisamos saber se você não é um robô: 1. Compartilhe está pesquisa com 5 amigos ou 5 grupos no seu WhatsApp (Clicando no botão WHATSAPP abaixo) 2. Depois de compartilhar, você será direcionado para finalizar o processo de votação. 3. Você receberá a confirmação dentro de 2 a 5 minutos. WHATSAPP Compartilhe até completar a barrinha abaixo.

Pesquisa sobre 150 dias do governo Bolsonaro foi divulgada no WhatsApp?

Muita gente (empolgada ou não com o governo) começou a compartilhar a informação na internet. Só há um detalhe: ela não procede. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

O primeiro ponto que derruba a farsa é lógico. Se o governo tivesse feito uma pesquisa de opinião (o que não é lá muito lógico), encomendaria para um instituto de pesquisas (uma vez que uma pesquisa com resultados sérios necessitam de metodologia para que seja feita uma amostragem). Se o governo quisesse fazer uma enquete, faria em um site “.gov” e não em um site “.club”.

A tese é concretizada ao não encontrarmos referências sobre a tal pesquisa em nenhuma fonte confiável ou mesmo em sites do governo ou de redes de televisão como o SBT. Sem contar que o conteúdo da pesquisa está em um site no qual o design beira o amadorismo e com diversos erros de português.

Nem precisávamos disso tudo para atestar que a história é falsa. Isso porque a mensagem é mais uma daquelas “promoções falsas” (no caso, uma pesquisa falsa) que foi publicada apenas para roubar dados de internautas. Mesmo que você siga todos os passos, nada vai acontecer no final. O vídeo explica:

Resumindo: se você vir alguma pesquisa no WhatsApp falando em governo Bolsonaro, SBT ou compartilhamento com amigos, caia fora. Além de a pesquisa ser falsa, a mensagem é só uma isca para alguém roubar seus preciosos dados na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.