Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Golpe cita nome da Pampers, fala de fraldas grátis e visa ficar com valor de frete

Golpe cita nome da Pampers, fala de fraldas grátis e visa ficar com valor de frete

Pampers dá fralda grátis para quem responder a quiz e pagar frete, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Pampers está dando fralda grátis para quem responder a um quiz e pagar o valor do frete do produto.

Análise

Uma das principais formas de golpe em redes sociais que estão sendo utilizadas recentemente perpassa por uma promessa de produto de brinde, um site falso, um quiz e um pedido de frete.

A receita (muito parecida com de outros golpes utilizadas recentemente) aparece em uma postagem que está sendo promovida por meio de links patrocinados em redes sociais como o Twitter e Instagram e cita a Pampers.

A mensagem aponta que o perfil “Choquei” teria anunciado que a Pampers iria dar fraldas grátis para as pessoas que respondessem a cinco perguntas sobre o produto.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A pessoa é encaminhada ao site, responde às questões e, em seguida, vai ao suposto site de vendas. Ao final, ela é instada apenas a “pagar o frete do produto”. Leia a mensagem que circula em redes sociais e o texto do site:

Mensagem: Pessoal, vejam que incrível essa comemoração de 50 anos de aniversário da marca feita pela Pampers com seus clientes! Eu consegui renovar meu estoque de fraldas. Deixei o link abaixo para vocês saberem mais! CHOQUEI Venha celebrar conosco! É nosso aniversário, mas quem recebe o presente é você! Descontos de 50% em todo o estoque. Não espere, aproveite agora! Oferta por tempo limitado. Garanta já! T

Texto no site: Quiz Exclusivo PAMPERS: Comemoração de 50 anos da marca! Seja bem-vindo(a) ao nosso quiz especial! Aqui na Pampers, queremos celebrar com vocês, nossos clientes, todo amor e carinho que nos proporcionam. Participe desta jornada e ao final, Pague somente o Frete e ganhe um Combo Exclusivo de Pacotes de Fraldas Confort Sec de 192 unidaddes + brinde exclusivo! Pronto para começar?

De 0 a 5, como você avaliaria sua familiaridade com a marca Pampers? Muito ruim Muito bom Quando pensa na Pampers, qual a primeira palavra que vem na sua mente? Conforto Segurança Qual imagem você associa a Pampers? Bebês confortáveis Qualidade

De 0 a 5, como você avaliaria a qualidade das fraldas da Pampers que já experimentou? Muito ruim Muito bom Como você prefere usar as fraldas da Pampers? Para presentear Para a minha criança Qual produto da Pampers faz sua criança se sentir mais acolhido(a)? Fraldas Lenços umedecidos

De 0 a 5, como você avalia a experiência de presentear alguém com produtos da Pampers? Muito ruim Muito bom Com quem você adora compartilhar os produtos da Pampers? Meus Filhos Outras Crianças Qual produto da Pampers você escolheria para presentear alguém especial? Loções de banho e cremes Fraldas e lenços

De 0 a 5, quão importante é a conexão emocional com a marca Pampers para você? Muito ruim Muito bom Qual experiência com a Pampers você gostaria de vivenciar? Uma viagem com tudo pago Parque de diversões com as crianças O que torna a Pampers especial para você? A qualidade dos produtos A conexão emocional e as memórias afetivas

De 0 a 5, quão entusiasmado(a) você estaria por novos produtos inovadores da Pampers? Muito ruim Muito bom Se você pudesse criar um novo produto para a Pampers, ele seria: Perfumes para crianças e bebês Uma coleção de roupinhas para todas as idades O que você espera da Pampers no futuro? Mais descontos nos produtos Novos produtos e linhas temáticas exclusivas PARABÉNS!

Você concluiu nossa avaliação da Pampers e ganhou dois 2 pacotes de Fraldas Confort Sec com 196 unidades cada + Lenços Umedecidos Pampers com 576 unidades – Totalmente grátis – Prêmio equivalente a R$ 512,23! Clique no botão RESGATAR abaixo para resgatar seu prêmio. Agradecemos sua participação e esperamos que desfrute do seu combo cheio de carinho e sabor. Com carinho, Equipe Pampers.

Checagem

Como a história viralizou com muita força em redes sociais (até porque é um link pago), estamos aqui para realizar a checagem respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) É verdade que a Pampers está dando fraldas grátis para quem responder a um quiz? 2) Qual é o intuito de quem realiza uma promoção falsa como essa? 3) O que acontece se você seguir todos os passos da mensagem e pagar o frete em questão?

É verdade que a Pampers está dando fraldas grátis para quem responder a um quiz?

Não mesmo. Quando nos deparamos com a mensagem, já ficamos mais do que desconfiados. Isso porque tem sido um modus operandi constante esse oferecimento de brindes em anúncios pagos em redes sociais.

Além disso, nada consta sobre a tal oferta nas redes sociais oficiais da Pampers. Ou seja: a história foi mesmo inventada “do nada”.

Qual é o intuito de quem realiza uma promoção falsa como essa?

Há dois objetivos básicos. O primeiro é, em alguns casos, roubar dados de internautas que acessam o site. Isso porque os sites pedem dados das pessoas e também podem ter arquivos maliciosos.

O segundo e principal neste tipo de golpe é ficar com o dinheiro que seria pago pelo frete das pessoas. Isso porque, invariavelmente, é pedido o frete e nada é enviado.

O que acontece se você seguir todos os passos da mensagem e pagar o frete em questão?

Você, infelizmente, vai ficar sem dinheiro e pode ter dados roubados. Mesmo com este quadro terrível, não necessariamente você precisa ficar desesperado.

Quanto aos dados, a boa notícia é que, neste caso, o roubo de dados não é o intuito principal dos golpistas. Ou seja: ao contrário de outros casos (em que, por exemplo, o objetivo é roubar contas de redes sociais), a chance de ser infectado é pequena.

Quanto ao frete e o valor pago, não somos tão otimistas. É possível recuperar o dinheiro, mas o caminho perpassa com reclamar com a plataforma que realiza os pagamentos e fazer um Boletim de Ocorrência em uma delegacia especializada de crimes cibernéticos. Se você tiver sorte, até pode obter o estorno.

Conclusão

Golpe ⚠️

Não é verdade que a Pampers esteja dando fraldas grátis para as pessoas que entrarem em um site, responderem a um quiz e pagar um valor de frete. Trata-se de mais um golpe que está sendo viralizado em redes sociais.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).