Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Orkut liberou todos os perfis, fotos e publicações por tempo limitado #boato

Orkut liberou todos os perfis, fotos e publicações por tempo limitado #boato

Boato – O Orkut voltou e liberou todos os perfis, fotos e publicações por tempo limitado. Para acessar, é só preciso entrar em site no WhatsApp.

Há algum tempo, o Boatos.org informou que alguns boatos que voltassem a circular ganhariam uma atualização. O motivo disso é simples: graças a pequenas “alterações” algumas histórias velhas ganham um “fato (ou boato) novo” e driblam a nossa checagem. Passadas as eleições, resolvemos ampliar esse escopo de reposts. E a história de hoje trata do Orkut.

De acordo com uma mensagem que está viralizando no WhatsApp, o Orkut liberou todos os perfis antigos para serem acessados por usuários em um site chamado “Orkut.online” (ou outros do gênero). “Orkut liberou todos os perfil antigo, reveja suas fotos e publicações por tempo limitado, go Link: [site]”, diz a mensagem.

Orkut liberou todos os perfis, fotos e publicações por tempo limitado?

Muita gente ficou animada com a possibilidade de rever aquela foto da década de 2000 (ou 00, se preferir). Mas será mesmo que a história de o Orkut ter liberado fotos e perfis para usuários é real? A resposta é não. Essa história é mais falsa do que nota de três reais.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Como dito antes, esse assunto já foi tratado no Boatos.org. Em agosto de 2017, falamos de uma mensagem falsa que falava mais ou menos a mesma coisa. Como o desmentido da época vale em muita coisa para o de hoje, relembre o que escrevemos e a gente atualiza só o “fato novo”. Leia:

Para quem não sabe, o esquema de quem espalhou o link do Orkut é o seguinte: você entra na página, tem que responder a uma pesquisa com três perguntas simples e antes de recuperar as fotos, o site pede para que você compartilhe a informação com os amigos. Depois disso, sabe o que você ganha? Nada. Ou, no máximo, um vírus. Dando uma olhada em redes sociais, achamos algumas pessoas reclamando. Leia:

Boa noite,gente se vcs receberem um link para desbroqueiar o orkut, Não abram é virus!!! Desculpa ai p quem eu mandei,eu Não sabia foi mal; Q ódio esse link era vírus a trouxa me mandou e eu mandei p os outros; Pessoal meu celular pegou vírus quando eu acessei esse link no whats – tomem cuidado é virus

Ou seja, nunca é demais repetir: se você vir o link da volta do Orkut (ou de promoções) no WhatsApp, não clique. Se você clicar, não responda as perguntas. Se você responder as perguntas, não envie para os amigos. Agora, se você mandou para os amigos, só resta chorar.

Vale lembrar que, assim como em agosto de 2017, o Orkut (ou a Google, que era dona do site) não liberou nada. O prazo final para usuários acessarem fotos antigas expirou em setembro de 2016. Ou seja: quem acessou, acessou, quem não acessou, não acessa mais.

Resumindo: a história que aponta o Orkut liberou as fotos e perfis antigos é falsa. Não passa de mais uma tentativa de golpe que circula na internet para enganar o saudosos mais inocentes do zapzap.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.