O Boticário está dando Malbec ou Floratta em site no WhatsApp #boato

Boato – O Boticário está dando os perfumes Malbec e Floratta grátis. Para ganhar, só é preciso entrar em um site e compartilhar um link com amigos no WhatsApp.

Não faz muito tempo que desmentimos a promoção falsa que apontava que lojas estão dando camisetas grátis por causa do Dia Internacional da Mulher e já temos outra história pipocando por aí: a que aponta que O Boticário está dando perfumes Malbec ou Floratta em um site.

A promoção surgiu por meio de mensagens no WhatsApp e aponta que, para ganhar o produto, seria preciso entrar no site “oboticario.eu”, apresentado como site oficial. “Escolha entre o perfume MALBEC OU FLORATTA grátis para você. Veja a promoção em nosso site oficial. Link: [site]”, diz a mensagem que circula online.

Ao entrar na página, você se depara com o anúncio da promoção. “O Boticário você recebera grátis um perfume Malbec ou Floratta, você escolhe qual deseja ganhar. responda abaixo para continuar”, diz.

Após responder às três perguntas (em sua cidade tem lojas O Boticário, você já fez compras na O Boticário e você concorda em divulgar essa promoção com seus amigos), você é instado a compartilhar o conteúdo com amigos. Confira a última parte do que está na página.

Confira o desmentido em vídeo:

Parabens! Você concluiu todos os passos! Atenção!  A promoção da O Boticário é limitada na sua localidade! Para que possamos continuar o processo compartilhe essa promoção com 5 amigos ou 5 grupos!!! Após completar o processo de compartilhamento você será redirecionado para saber onde buscar o seu perfume. Compartilhe até completar a barrinha abaixo.

O Boticário está dando Malbec ou Floratta em site no WhatsApp?

A tal mensagem começou a se espalhar na internet (já em substituição da história das camisetas do Dia Internacional da Mulher). Mas será mesmo que a O Boticário está dando perfumes Malbec ou Floratta para quem compartilhar um link com amigos no WhatsApp? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Não é preciso falar muito. Quem acompanha o Boatos.org sabe de duas coisas (se você não nos acompanha, prazer): 1) Toda essa metodologia segue o modus operandi das promoções falsas que escondem golpes na internet. 2) O Boticário é a empresa que mais aparece nestes golpes.

Duas coisas (para além da constatação de que, mesmo que você siga todos os passos, nada ganha) reforçam a tese. A primeira é que ao analisar o “oboticario.eu” no site Vírus Total, descobrimos que ele é classificado como um site de phishing (roubo de dados) pelos serviços Kaspersky e Forcepoint e como “malicioso” pelo serviço Sophos.

A segunda é que, mesmo procurando nas páginas oficiais do O Boticário (que não é o site “.eu”), nada encontramos em relação à tal promoção de distribuição de perfumes (até porque é uma promoção meio sem lógica, a não ser que se trate de amostras grátis). Se não está no site oficial, já podemos imaginar que é fake.

Resumindo: a história que aponta que O Boticário está dando perfumes Malbec e Floratta grátis para quem compartilhar um link de um site no WhatsApp é falsa. Não passa de mais uma promoção falsa envolvendo o nome da empresa de cosméticos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)