Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Nubank não está devolvendo dinheiro para seus clientes e site anunciado nas redes sociais é um golpe

Nubank não está devolvendo dinheiro para seus clientes e site anunciado nas redes sociais é um golpe

Nubank devolve dinheiro para clientes em site anunciado em redes sociais, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em redes sociais, Nubank anunciou que está devolvendo dinheiro para seus clientes por meio de um site.

Análise

2023 já está quase chegando ao fim, mas os golpes que circulam na internet ainda não. Na realidade, parece que esse tipo de golpe está longe de ter um fim, o que implica em muitos prejuízos financeiros para diversas pessoas desavisadas.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, o Nubank teria decidido devolver dinheiro para seus clientes por causa de uma multa. Segundo a publicação, bastaria o cliente acessar o site indicado no post para fazer o resgate do dinheiro que, segundo algumas publicações, seria de até R$700. “NUBANK. TOQUE AGORA EM “SAIBA MAIS” E VEJA QUANTO VOCÊ TEM A RECEBER!”, diz a mensagem que circula na internet.

A história ganhou uma enorme visibilidade nas redes sociais, em especial, no Instagram e deixou muitas pessoas interessadas. Apesar disso, a história apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a ausência de notícias sobre o assunto.

Vídeo: não é verdade que borra de café seja a melhor solução mosquito da dengue

A partir daí, procuramos por mais informações sobre essa história e vamos te responder em três passos os motivos para não acreditar nessa história:1) É verdade que a Nubank está devolvendo dinheiro para clientes em um link patrocinado? 2) O que a Nubank fala a respeito do link que aponta que está devolvendo dinheiro para clientes? 3) O que acontece se você tentar entrar no site e pagar pelo curso para dinheiro devolvido?

Checagem

É verdade que a Nubank está devolvendo dinheiro para clientes em um link patrocinado?

Não. Trata-se de mais um golpe que está circulando na internet. Nesse tipo de golpe, a pessoa é direcionada para um site que teria um “curso” que iria ensinar como resgatar esse dinheiro, mas no final das contas, o curso não tem nada a ver com a situação e não faz nada.

O que a Nubank fala a respeito do link que aponta que está devolvendo dinheiro para clientes?

No Twitter, a Nubank respondeu as pessoas que alertaram sobre o golpe. De acordo com a empresa, o perfil usado para distribuir a informação é falso e está tentando se passar pela Nubank. A empresa ainda ressaltou que todas as suas redes sociais possuem selo de verificação e que seus funcionários não oferecem produtos em nome da empresa.

Agradecemos pelas informações. Esse é um perfil falso que está tentando se passar pelo Nubank. É importante ressaltar que todas as redes sociais oficiais do Nubank possuem selo de verificação e que não temos perfis de funcionários oferecendo produtos.

O que acontece se você tentar entrar no site e pagar pelo curso para dinheiro devolvido?

Com certeza você vai perder dinheiro e, possivelmente, ainda pode ter seus dados roubados. Pelo o que pudemos acompanhar de outros golpes parecidos, o suposto vídeo vendido por esses sites não tem nada a ver com a proposta feita pela publicação.

Conclusão

Golpe ⚠️

Nubank não está devolvendo dinheiro para seus clientes por meio de um site divulgado nas redes sociais. Na realidade, trata-se de um golpe. Em seu Twitter, a Nubank ressaltou que o perfil usado para divulgar essas informações é falso e não está promovendo nenhuma devolução de dinheiro. Ao acessar o site, a página vende um vídeo que, supostamente, te mostraria como resgatar o dinheiro. Muito provavelmente o vídeo não vai te ensinar isso, você vai perder dinheiro e ainda pode ter seus dados pessoais e financeiros roubados.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)