Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Volkswagen lança 1º carro voador do mundo na China #boato

Volkswagen lança 1º carro voador do mundo na China #boato

Boato – Durante uma feira na China, a empresa alemã Volkswagen lançou o primeiro carro voador do mundo.

Na mesma semana em que foi anunciado o lançamento de um skate voador, começou a circular na internet a notícia sobre o primeiro carro voador do mundo. Um carro voador! É isso mesmo! Segundo o site do History Channel em espanhol, essa tecnologia já foi desenvolvida na China pela Volkswagen e foi apresentada na última Feira do Automóvel ocorrida em Pequim. Leia a matéria na íntegra (traduzido): 

Lançado na china o primeiro carro voador do mundo

A Volkswagen da China acaba de bater um marco no People’s Car Project, projeto que tem como objetivo conhecer a fundo as ambições do maior mercado automobilístico do planeta. Trata-se do Hover Car, resultado de um conceito surgido entre as mais de 120 mil propostas enviadas para o PCP.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

 O protótipo desenvolvido pela fábrica alemã contempla um design de forma achatada, confeccionado em fibra de carbono, que flutua no ar e desliza por trilhos magnéticos. Além disso, o Hover conta apenas com uma marcha.

 O modelo futurista é equipado com um avançado sistema de prevenção de colisões, que avalia constantemente o fluxo do trânsito, tanto de outros veículos, como o de pedestres. Sozinho, ativa os freios de emergência, reduz a velocidade e faz manobras. Tudo isso sem a necessidade de intervenção do motorista.

 Como uma ficção científica desejada, o protótipo foi apresentado na última Feira do Automóvel de Pequim e aparece como o próximo carro do futuro.

A matéria ainda traz um vídeo do “carro perfeito” circulando pelas ruas de Pequim. No vídeo, o apresentador convida um casal a dar uma volta no novo veículo que, por onde passa, deixa a todos maravilhados. Mas será que isso é verdade?

A notícia foi veiculada pelo History Channel no dia 27 de fevereiro de 2014 e não explica a data em que o veículo foi criado. Porém, o vídeo do carro voador já circula nas redes desde junho de 2012.

Mas antes de ficar empolgado saiba que, na verdade, o veículo não passa de um protótipo. Em 2011, a Volkswagen criou o concurso para eleger o projeto de um novo carro na China. Foram 120 mil inscritos e a vencedora foi a estudante Wang Jia.

Nos esboços que imaginou, o carro desenhado por Wang flutuaria sobre trilhos, mas os engenheiros da Volks acharam a idéia muito cara. Então, eles imaginaram que o veículo poderia ter imãs que, no futuro, o fariam flutuar ao se repelirem do ferro, que estaria incorporado ao asfalto.

Mas, se o carro é só um projeto, como explicar o vídeo de pessoas passeando nele pela cidade? O vôo mostrado foi apenas uma simulação feita em computador que foi transmitida durante a premiação do concurso. O casal que dirige o carro são os pais de Wang Jia. A jovem se emocionou ao ver seu projeto ganhando vida com a ajuda dos efeitos especiais.

)

O símbolo da BBC que aparece no vídeo divulgado pelo History Channel foi uma tentativa de dar mais credibilidade à notícia. O vídeo original, além de ser mais detalhado só mostra a vinheta da Volkswagen sobre a promoção People’s Car Project. Confira:

)

Um protótipo feito em fibra de vidro foi exibido em uma feira de Automóveis na China em 2012, mas ele não tinha nem motor! Portanto, o carro voador não existe. É apenas um projeto da Volkswagen que nem eles mesmos sabem quando vai ser real.