Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > É falso que Nintendo vai processar repositor brasileiro que fez imagem de Mario com latas de sardinha

É falso que Nintendo vai processar repositor brasileiro que fez imagem de Mario com latas de sardinha

Nintendo vai processar repositor brasileiro que fez imagem de Mario com latas de sardinha, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Nintendo decidiu processar um repositor brasileiro que fez a imagem de Mario com latas de sardinha em um supermercado.

  Análise

Uma imagem que está chamando atenção na internet está sendo acompanhada por uma mensagem que está, digamos, deixando algumas pessoas preocupadas. Ela envolve a gigante dos games Nintendo e um repositor de supermercados.

A imagem mostra um “trabalho artístico” do repositor. Com latas de sardinha, ele conseguiu fazer uma imagem do Mario (aquele do jogo de videogame). Tudo estaria OK se não fosse um detalhe: a mensagem aponta que a Nintendo “gostou tanto” da arte que o dono da empresa vai ao Brasil para entregar o processo por questões de direitos autorais nas mãos do rapaz. Leia uma das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Essa imagem do Mario feito com latas de sardinha rodou o mundo, a criatividade do repositor brasileiro foi assunto na internet e chegou em Doug Bowser, chefão da Nintendo nos EUA, que fez questão de vir ao Brasil e entregar pessoalmente ao jovem trabalhador o processo por uso indevido de copyright

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões. 1) A imagem do repositor com a arte do Mário foi feita no Brasil? 2) É verdade que a Nintendo vai processar o repositor que fez a arte com a imagem do Mario? 3) A Nintendo processa as pessoas desta forma?

A imagem do repositor com a arte do Mário foi feita no Brasil?

Sim. Pelos produtos mostrados e pelo uniforme, é possível ver que se trata de uma unidade do Supermercados Fortaleza, uma rede de Macapá. A imagem foi publicada inicialmente em um grupo de repositores (no qual há outros exemplos de artes) no Facebook.

É verdade que a Nintendo vai processar o repositor que fez a arte com a imagem do Mario?

Não é verdade. Na realidade, a teoria surgiu de uma página de humor. Ela pegou a imagem do grupo de repositores e criou uma anedota na qual o “dono da Nintendo” iria pessoalmente processar o rapaz. Logicamente, a história não faz nenhum sentido e foi desmentida, inclusive, no grupo em que a imagem foi postada originalmente.

A Nintendo processa as pessoas desta forma?

A piada não surgiu do “nada”. É claro que a Nintendo não vai sair processando todo mundo que se utilizada de uma imagem de um de seus personagens (seria, além de tudo, uma burrice). Porém, não é incomum que a empresa processe quem cria mecanismos considerados como “burladores”. Este artigo mostra nove casos, que incluem um processo contra quem desbloqueou o Nintendo Switch (indenização vitalícia) e contra o dono de um site de emuladores.

Conclusão

Fake news ❌

Apesar do histórico da Nintendo, é falso que ela vá processar o repositor que fez a imagem do Mario em um supermercado no Brasil. No final, a história serviu até para divulgar a arte do rapaz (que, de fato, merece aplausos).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)