Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Título dúbio dá falsa impressão que Netflix vai acabar com serviço de streaming

Título dúbio dá falsa impressão que Netflix vai acabar com serviço de streaming

Netflix vai acabar e confirmou o fim do serviço de streaming, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Netflix anunciou o fim do serviço de streaming e que vai acabar.

  Análise

Agora é o momento de falar de mais uma notícia real que, indiretamente, está gerando desinformação. Está circulando em redes sociais prints e mensagens soltas de um suposto anúncio da Netflix que dá a entender que haverá o encerramento do serviço de streaming.

O conteúdo tem o seguinte título: “Dias contados pro adeus: Netflix confirma fim de serviço após 2 décadas e se despede dos assinantes”. A partir daí, estamos vendo mensagens como “Netflix vai acabar”, “Netflix vai fechar” e outros.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Na parte da checagem, nós vamos responder às seguintes questões: 1) A Netflix vai acabar e anunciou o fim do serviço de streaming? 2) O aconteceu, afinal, com a Netflix? 3) Por que o título não foi colocado da maneira mais objetiva?

Checagem

A Netflix vai acabar e anunciou o fim do serviço de streaming?

Não. Os números da Netflix continuam robustos e não há intenção no encerramento do serviço de streaming. A empresa obteve lucro no segundo trimestre, apesar de abaixo das expectativas. O que ela vai fazer é encerrar outro serviço.

O aconteceu, afinal, com a Netflix?

Já há alguns meses, a empresa anunciou que vai acabar com o serviço de aluguel de DVDs. Ou seja: nem a notícia é tão nova assim. Na realidade, quem publicou a notícia, o fez fora de timing e com um título dúbia para, justamente, fazer com que as pessoas cliquem no link que está se espalhando por aí.

Por que o título não foi colocado da maneira mais objetiva?

Se o título tivesse sido “Netflix anunciou em abril o fim de serviço de aluguel de DVDs”, seria muito mais honesto. Porém, não chamaria tanta atenção e não causaria tanto medo nas pessoas. No final, não geraria tantos cliques.

Conclusão

Enganoso 😈

É fato que a Netflix vai acabar com um serviço. Porém, ao contrário do que a mensagem sugere, não se trata do fim do serviço de streaming por parte da empresa. Ou seja: a história não passa de mais um boato que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm