Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Nasa vai medir temperatura de população mundial hoje para mapear a Covid-19 #boato

Nasa vai medir temperatura de população mundial hoje para mapear a Covid-19 #boato

Nasa vai medir temperatura de população mundial hoje para mapear a Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Nasa vai medir a temperatura da população mundial hoje, entre 23h e 0h, para mapear a Covid-19. Por isso, as pessoas devem ficar nuas com a carteira de vacinação na mão.

Tem alguns boatos que são de suma importância de serem desmentidos. Há ainda aqueles que a gente desmente só “por diversão” e pelo risco de alguém acreditar que algum elemento da história seja real (o famoso “não duvido que seja verdade”). O caso de hoje se encaixa (quase na totalidade) na segunda categoria.

Uma mensagem aponta que hoje, entre 23h e 0h, um satélite da Nasa vai percorrer o mundo medindo a temperatura corporal da população. A informação já é estranha (mas vai que…). Só que a recomendação apresentada é que as pessoas fiquem no lado de fora de casa, nuas e com a carteira de vacinação na mão. Leia a mensagem que circula online:

ATENÇÃO Essa noite entre 23:00h e 03:30h, um satélite da NASA via infravermelho vai medir a temperatura de toda população mundial, para mapear o COVID-19, É MUITO IMPORTANTE que você esteja nú ao lado de fora de sua casa com sua carteira de vacina na mão … COLABORE

Nasa vai medir temperatura de população mundial hoje para mapear a Covid-19?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Admito que esbocei um sorriso quando vi a mensagem e não acredito que alguém, de fato, saia pelado na rua para ter a temperatura aferida hoje (ainda mais com a onda de frio que está afetando algumas regiões do país). Mesmo assim, estamos aqui para apontar que a história que fala de satélite da Nasa é falsa.

Na realidade, a versão 2021 da história é uma evolução de uma mensagem que se espalhou em 2020. A única diferença entre as versões (além do ano) era que o “documento recomendado” era o CPF ou o RG da pessoa.

Tentamos buscar saber se existia qualquer tipo de satélite da Nasa com essa tecnologia de aferir se as pessoas estão com febre. Há, claro, equipamentos com a capacidade de medir a temperatura da superfície e da atmosfera da Terra. Porém, não encontramos nada que medisse “a temperatura das pessoas”.

Vale apontar que, mesmo que existisse tal satélite, não seria preciso “ficar nu” para ter a temperatura aferida. Afinal, para medir a temperatura não tiramos a roupa, né? É importante apontar que o tal “horário marcado” também não faz muito sentido (afinal, um satélite não é “onipresente”).

Também é importante lembrar que “aferir a temperatura” não é a forma mais eficaz para verificar se a pessoa está com Covid-19. Há casos de pessoas com Covid-19 que não têm febre e há pessoas que estão com febre e não estão com a doença.

Então é isso. Não acreditamos que alguém vá sair de casa e vai ficar pelado para ter a temperatura aferida. Mas se você ficou curioso se a Nasa tem algum projeto para medir se as pessoas estão infectadas com o novo coronavírus, a resposta é não.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso