Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Não existe editor de vídeo completo para uso hoje?

Não existe editor de vídeo completo para uso hoje?

Boato – Não existe nenhum editor de vídeo completo por preço acessível no dia de hoje.

Saber editar vídeos é hoje considerada uma habilidade não apenas essencial, mas um grande diferencial para diversas áreas. Até mesmo saber como criar seu próprio GIF é algo importante, dependendo do que você faz. Se você está procurando recursos de vídeo pela internet para trabalhar ou apenas se divertir, já deve ter reparado como é difícil achar a ferramenta ideal, não?

Por outro lado, existe até um boato de que não tem como você encontrar um editor de vídeo completo por um preço decente, e por isso muita gente se sente até intimidada quando o assunto é trabalhar com audiovisual por conta própria.

Não existe editor de vídeo completo para uso hoje?

Isso sim pode ser chamado de ficção, em que cada vez mais pessoas exploram vídeo e áudio para as redes sociais, como práticas diversas no trabalho e por aí vai. O que é fato é que existem, sim, editores completos e acessíveis.

Não é exagero dizer que, hoje, uma das formas de comunicação mais rápidas e populares são vídeos curtos. Existem aplicativos, como o TikTok, dedicados exclusivamente a isso, e mesmo redes sociais mais antigas, como Facebook e Instagram, adotaram os “Reels”. É bem normal ver vídeos curtos, de 5, 10 ou 30 segundos viralizando, e quase todos eles têm em comum o fato de que foi feita edição de áudio e vídeo ali. Raras pessoas postam conteúdos “crus”, isto é, sem edição e tratamento da mídia, e ainda mais raras são aquelas que obtêm sucesso online fazendo isso.

Vídeo: é falso que médico favorável a Ivermectina ganhou prêmio de Melhor Cientista do mundo

Produção de conteúdo, sendo uma das áreas que mais atrai olhares hoje, é uma que requer ferramentas de qualidade para se trabalhar na parte audiovisual. A inspiração, isto é, a ideia, é uma parte muito pequena do sucesso; a maior parte de todas vem do trabalho, e o trabalho neste caso é a edição. Mas como fazer uma edição decente e rápida? É preciso encontrar um software adequado para isso. Vários celulares e computadores já vêm com algum recurso de edição de áudio e vídeo, mas as versões gratuitas costumam ser bastante limitadas.

Um exemplo é o do Wondershare Filmora, que permite ser testado de maneira gratuita antes de fechar negócio. Conhecer o Wondershare Filmora significa conhecer o que o serviço oferece ao usuário. A lista é grande, mas estará explicada de forma transparente, para que o potencial usuário obtenha o máximo de informações logo de cara. Há itens como remover fundos de vídeo, fazer cortes, divisões, junções e giros no seu vídeo, inserir efeitos, filtros, transições, figurinhas, efeitos, músicas, texto e mais, controlar ajustes de brilho, contraste, cor, saturação, temperatura, etc, inserir zoom, estabilizar imagens tremidas, reduzir ruídos, etc e efetuar gravações de vídeos, transmissões na tela, webcam, chamadas de áudio etc.

Essa breve lista dá uma boa noção do que se pode esperar do serviço. Por ser gratuito para teste, o usuário pode aprender muito sobre o funcionamento da ferramenta antes mesmo de ir buscar a carteira.

Também há possibilidades como gravação de telas que inclui áudio, criação de GIFs com opções de edição, uso de inteligência artificial e trabalho com multiplataformas.

Apesar disso, é importante ter em mente que o editor profissional é apenas um instrumento para a edição profissional. Criar conteúdo de qualidade depende, acima de tudo, da estratégia do criador como um todo.

Claro que cada um pode adotar determinada tática, mas existem algumas técnicas em comum que são úteis para qualquer criador de conteúdo. São elas: 1) Roteirização do trabalho: saber o que fazer, como fazer e seguir uma lógica é essencial para obter um conteúdo final coeso e claro na sua mensagem. Editá-lo é parte vital, por certo, mas saber o que será feito com antecedência é o primeiro passo. 2) Iluminação: Pouca gente se lembra disso, mas a luz faz toda a diferença num vídeo de qualidade. Não à toa, ringlights estouraram em vendas nos últimos anos, e é algo que encorajamos você a considerar. 3) Investimento em equipamento: assim como usar uma ferramenta top de linha como o Wondershare Filmora, investir em itens como câmeras boas, microfones de qualidade e até fones bons pode fazer a diferença entre um trabalho ótimo e um que passa batido no fluxo infinito de conteúdo. 4) Edição e teste: a edição por si só é, de fato, a parte mais importante na criação do conteúdo final, mas é preciso “provar” o trabalho feito – isto é, assistir e ver se o resultado final ficou de acordo. Nunca é tarde demais para uma revisão.

A concorrência na internet é brutal, por certo, e só vai se sobressair quem souber, acima de tudo, oferecer qualidade e captar a atenção de quem visualiza de maneira firme.  Ferramentas para isso já existem.