Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Não é verdade que a inteligência artificial vai acabar com o trabalho tradicional

Não é verdade que a inteligência artificial vai acabar com o trabalho tradicional

Boato – A Inteligência artificial vai acabar com o trabalho e os empregos da humanidade.

Na história, os avanços da tecnologia amedrontam o ser humano. Isso tem se agravado atualmente, com o uso frequente da Inteligência Artificial.

Por facilitar nosso cotidiano, fazendo com que tarefas complexas sejam realizadas de maneira mais rápida, fácil e prática, a tecnologia é vista como um apoio estratégico.

No entanto, muitos profissionais encaram o recurso como uma ameaça, e não um benefício. Desde a inserção dos primeiros maquinários o homem tem essa sensação de substituição. E aí fica uma questão: a inteligência artificial vai, de fato, acabar com os empregos?

A inteligência artificial vai, de fato, acabar com os empregos?

Falar em acabar é ser fatalista. E isso não é de hoje. Na Primeira Revolução Industrial muitos trabalhadores acreditaram que ficariam sem trabalho. Porém, o que aconteceu foi uma mudança no mercado, e nas profissões.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

E, é o mesmo tipo de modificação que irá acontecer com o uso cada vez mais frequente da IA. Então, de antemão já adiantamos que não, a Inteligência Artificial não irá acabar com o trabalho tradicional, mas pode mudá-lo.

Antes, vamos falar do que trata a IA. A Inteligência Artificial (IA) se refere a capacidade de dispositivos e programas realizarem tarefas que eram exclusivamente humanas. Como, por exemplo, entender a linguagem natural ou tomar decisões baseadas em dados. Com aprendizado de máquina, esse recurso é capaz de analisar grande volume de dados e identificar padrões para a execução de tarefas de forma autônoma ou assistida.

Mesmo que seja um campo da computação que começou a ser desenvolvido nos anos 50, o assunto é constantemente debatido na sociedade. Afinal, mesmo que simule a interação humana, ainda é uma tecnologia que possui limites.

Mas e aí: como a Inteligência Artificial vai transformar o mercado de trabalho? Basicamente a IA irá proporcionar que as pessoas foquem seu raciocínio e capacidade intelectual em atividades importantes para as empresas.

Por exemplo, ao invés de gastar horas elaborando seu currículo em busca da recolocação no mercado de trabalho, você pode usar um modelo Online Currículo que está pronto para ser personalizado com suas informações.

Os chatbots, como o Chat GPT, podem ser uma ferramenta útil para construir uma carta de apresentação, por exemplo. Além disso, muitos processos de seleção usam a IA para filtrar possíveis perfis de candidatos que são mais adequados para preencher a vaga em aberto. De maneira mais minuciosa, a Inteligência Artificial irá transformar o mercado de trabalho da seguinte forma:

Automatizando tarefas repetitivas e padronizadas: Como você pode imaginar, a pessoa que antes fazia um processo repetitivo e burocrático de analisar as transações, hoje pode realizar tarefas mais complexas e criativas.

Criação de novas profissões e habilidades: Mesmo que ainda haja quem acredite que a IA irá acabar com os empregos, essa afirmação é irreal. O que acontece é que as profissões e habilidades serão modificadas. Há um tempo nem se cogitava a hipótese de contar com um Especialista em IA e aprendizagem de máquina. Ao mesmo tempo, hoje é raro encontrar um operador manual de elevador.

Ênfase em habilidades humanas: Um dos pontos altos da tecnologia é a oportunidade de focar em atividades e habilidades que um humano não seja capaz de fazer. Essa mudança já faz com que as habilidades humanas tenham mais valorização do que as técnicas. Por mais que a IA seja capaz de auxiliar na criação artística, a verdadeira originalidade e expressão é um fator humano.

Conclusão

A tecnologia não vai acabar com o trabalho tradicional, mas irá modificá-lo de diferentes maneiras.