Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Ministério da Saúde faz pesquisa e pede código SMS do WhatsApp #boato

Ministério da Saúde faz pesquisa e pede código SMS do WhatsApp #boato

Ministério da Saúde está fazendo pesquisa e pede código SMS do WhatsApp, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – O Ministério da Saúde está fazendo uma pesquisa para vacina. No final, a pessoa tem que repassar um código por SMS de seis dígitos do WhatsApp.

Um dos tipos de crimes virtuais mais comuns na internet é o do sequestro de WhatsApp. Por meio de engenharia social (convencimento), golpistas estão roubando contas do aplicativo para, posteriormente, pedir empréstimos para contatos da pessoa.

Para realizar o golpe, os bandidos precisam apenas ter o código de verificação do WhatsApp repassado pelo dono da conta. Para tanto, eles se utilizam de alguns subterfúgios como uma pesquisa, uma venda ou até um prêmio.

O mais recente que tivemos acesso é relacionado a uma suposta pesquisa sobre vacinação. Uma pessoa liga em nome do Ministério da Saúde, faz perguntas genéricas e, no final, pede uma “confirmação”. A partir daí, pede um “código de seis dígitos” que chegou por SMS.

Ministério da Saúde está fazendo pesquisa e pede código SMS do WhatsApp?

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

Ao contrário da maioria das vezes, não encontramos nenhuma mensagem viral falando do assunto (afinal, esse tipo de golpe é mais discreto). Porém, achamos por bem alertar e confirmar que o Ministério da Saúde não está pedindo SMS código algum em pesquisa.

Lá no início da pandemia, o Ministério da Saúde (quando ainda estava com Luiz Henrique Mandetta) chegou a cogitar um serviço de pesquisa por parte do número 136 (o que gerou um boato que seria um golpe). Com a saída de Mandetta, a ideia da pesquisa não foi pra frente.

Mesmo que existisse qualquer pesquisa por telefone (e aí a coisa não se limita a golpistas em nome do Ministério da Saúde), nunca você deve passar os códigos recebidos por SMS. O próprio Ministério da Saúde alertou no ano passado para esse tipo de golpe (veja aqui e aqui).

No ano passado, golpistas tentaram agir em nome do Boatos.org e explicamos como esse tipo de golpe funciona. Relembre o que escrevemos e falamos a respeito:

O motivo para pedir o código pode ser qualquer um: um convite para um grupo, um cupom de oferta, um convite para sair etc. A mensagem é apenas uma isca para que a pessoa peça o que ela quer: o código do WhatsApp.

A partir do momento em que o golpista recebe a confirmação de que a pessoa quer participar do grupo novo no WhatsApp, ele tenta cadastrar do número dela em um telefone novo. E aí está o pulo do gato: para completar o cadastro, será preciso confirmar um código enviado por SMS.

Se a vítima enviou o código certo para a pessoa que aplicou o golpe, a primeira parte da falcatrua estaria completa. Caberia ao golpista apenas colocar o código no telefone e passar a usar o WhatsApp e a identidade de vítima.

A partir daí, as possibilidades são múltiplas. A mais conhecida delas é realizar o golpe do falso empréstimo. Em posse do WhatsApp da pessoa, o golpista poderia entrar em contato com parentes e amigos para pedir depósitos em conta e sumir com a grana.

Resumindo: se você receber uma ligação de alguém que se diz do Ministério da Saúde e essa pessoa “pedir um código de confirmação”, não envie. Além de o órgão não pedir esse tipo de confirmação, trata-se de um golpe que serve para roubar contas dos mais inocentes.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK