Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Mercado Livre não está vendendo produtos devolvidos em programa Mercado Caixas

Mercado Livre não está vendendo produtos devolvidos em programa Mercado Caixas

Mercado Livre lançou programa Mercado Caixas com itens devolvidos em site anunciado em redes sociais, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – Mercado Livre lançou programa Mercado Caixas que está vendendo itens devolvidos a preço promocional

Análise

O ano de 2024 não começou fácil para os brasileiros. Além das inúmeras contas a se pagar no início do ano, muitos brasileiros ainda precisam tomar cuidado ao navegar na internet. Tudo isso por conta de golpes atraentes.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está circulando por aí, o Mercado Livre teria lançado o programa “Mercado Caixas” para vender produtos devolvidos ou com a embalagem danificada a preços promocionais. Segundo a história, cada caixa oferecida no Mercado Caixas poderia conter até R$ 9 mil em produtos e mais de 30 mil brasileiros já teriam se interessado em participar do programa. Confira:

“JORNAL NACIONAL EXCLUSIVO: Mercado Livre lança programa “Mercado Caixas” oferecendo produtos a custo baixo. O Mercado Livre, uma das maiores plataformas de comércio eletrônico da América Latina, anunciou o lançamento de um novo programa chamado “Mercado Caixas”. Esse programa inovador disponibiliza produtos que foram esquecidos por compradores ou que tiveram sua embalagem danificada para comercialização. Sob o programa “Mercado Caixas”, os participantes têm a chance de adquirir diversos produtos de alta qualidade, tais como iPhones, MacBooks, notebooks, relógios, celulares Samsung, entre outros itens. Cada caixa oferecida pode conter até R$9.000 em produtos, oferecendo aos consumidores uma oportunidade emocionante de ganhar produtos desejados a preços acessíveis. Desde o seu lançamento no início de fevereiro de 2024, o programa já atraiu mais de 30 mil brasileiros interessados em participar. A iniciativa rapidamente se tornou uma febre no Brasil, com diversos ganhadores celebrando a oportunidade de adquirir produtos de qualidade por meio do “Mercado Caixas”. Essa nova abordagem de disponibilizar produtos esquecidos ou com embalagem danificada reflete a constante inovação e compromisso do Mercado Livre em oferecer soluções criativas para atender às necessidades e desejos dos consumidores brasileiros”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

É claro que a história ganhou uma ampla repercussão nas redes sociais, como no Facebook e no Instagram. Porém, ao olhar atentamente para a narrativa, percebemos que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o tal programa em veículos de comunicação confiáveis.

A partir daí, procuramos por mais informações e, agora, vamos te responder, em três etapas, os motivos para não acreditar nessa história: 1) O Mercado Livre lançou um programa chamado Mercado Caixas com caixas de produtos devolvidos? 2) Existe algum programa chamado Mercado Caixas ou alguma ação parecida? 3) O que acontece se você tentar comprar o produto em questão?

Checagem

O Mercado Livre lançou um programa chamado Mercado Caixas com caixas de produtos devolvidos?

Não. Trata-se de um golpe. Além de não existir nada sobre o tal programa no site e nas redes oficiais do Mercado Livre, o “modus operandi” é o mesmo de outros tantos golpes que estão circulando na internet. Nesse tipo de golpe, os criminosos anunciam produtos caros a preços promocionais muito abaixo do mercado, usando o nome de empresas conhecidas, como o Mercado Livre.

Existe algum programa chamado Mercado Caixas ou alguma ação parecida?

Não. O Mercado Livre não trabalha com esse tipo de política. A empresa até tem alguns programas, como o Programa de Afiliados, onde você precisa se cadastrar no site, divulgar produtos e, posteriormente, recebe uma porcentagem pela venda dos itens, e o Meli +, onde você consegue frete grátis em diversos produtos do site, além de ganhar as assinaturas da Disney+ e do Star+. Não existe nada parecido com o que é anunciado na história.

O que acontece se você tentar comprar o produto em questão?

A mesma coisa que em tantos outros golpes: não vai receber o produto e os criminosos vão sumir com o seu dinheiro. Se isso não bastasse, você ainda corre o risco de ter os seus dados pessoais e bancários roubados e usados em outras atividades criminosas.

Conclusão

Golpe ⚠️

O Mercado Livre não lançou o programa Mercado Caixas e nem está vendendo produtos devolvidos a preços promocionais. Toda essa história é apenas mais um golpe que está circulando nas redes sociais. Não existe nenhuma informação sobre o suposto programa no site e nas redes sociais oficiais do Mercado Livre. Além disso, não existe nenhuma informação sobre isso em veículos de comunicação confiáveis. Para completar, a história segue o mesmo roteiro de outros golpes e, ao entrar na página indicada pela publicação, é fácil perceber que não se trata do site oficial do Mercado Livre.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).