Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Mensagem sobre o fim do WhatsApp está com vírus e rouba dados #boato

Mensagem sobre o fim do WhatsApp está com vírus e rouba dados #boato

Boato – Não clique na mensagem sobre o fim do WhatsApp, ela é um vírus enviado do presídio e eles irão roubar seus dados.

A internet veio à loucura em memes e reclamações quando o WhatsApp caiu por quase duas horas na quarta-feira, 03 de maio. A falha de conexão no aplicativo de mensagens instantâneas ocorreu em grande parte do mundo deixando milhares de pessoas “órfãs” do serviço.

A queda foi principalmente sentida na Europa Ocidental, África e América Latina. A falha virou trending topics mundial do Twitter e no Brasil as atividades do aplicativo não retornaram até por volta das 20h, horário de Brasília. O motivo da queda do WhatsApp ainda não foi divulgado pelo Facebook, dono do app, mas as especulações já estão tomando conta da internet.

Entre elas, se levantou a hipótese de que a queda foi um sinal de que o app será cancelado para começar a ser um serviço pago. Já desmentimos histórias semelhantes aqui no site diversas vezes, mas a versão mais recente sobre o assunto circulou com força nos últimos dias. Acontece que, agora, estão espalhando por aí um boato em cima do boato, loucura não?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Pois acreditem, um áudio compartilhado no WhatsApp está afirmando que a corrente do “whats será cancelado” é na verdade um vírus criado para roubar os dados de celular das pessoas. Confira a transcrição do áudio:

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Anderson, eu trabalho com computador e tenho uma vasta experiência sobre vírus. Eu quero explicar aos contatos aí, pra quem quiser passar aos grupos adiante tá, sobre essa notificação que tá vindo dizendo que é um administrador do WhatsApp. Galera isso é um vírus de computador, ele vai entrar no telefone de vocês, ele vai apagar copiar os contatos de vocês, ele tem um código de rastreamento se vocês puxarem esse número na internet, quem tem conhecimento, vai ver que isso vem de um presídio.

Então por favor, não repassem essa mensagem, quando vocês receber essa notificação do WhatsApp que o WhatsApp tá congestionado que só tem 530 conta e não sei o que, não repassem ok, apaguem. No momento que vim a mensagem já apague, não repasse pros seus familiares, não repassem pros seus amigos. Repassem esse áudio que eu tô mandando agora pra vocês, mandem pros grupos, mande pra família, mande pros contatos, eu trabalho com computador eu tenho uma vasta experiência sobre vírus, já formatei vários celulares devido a notificações do Facebook, do Messenger, do WhatsApp.

Então não repassem essa notificações do WhatsApp, o WhatsApp é de graça, vai ser de graça sempre, esse foi o contrato feito com a justiça brasileira então não tem problema nenhum. Não repassem essa mensagem ok, é um vírus de computador, criado no presídio pra clonar qualquer dados que vocês tiverem no email de vocês conectados no celular. Então boa noite, não repassem essa mensagem, apaguem, apaguem, qualquer notificação que chegar apaguem. Mandem esse áudio pra quantas pessoas vocês quiserem pras pessoas não perderem seus contato, seu email e seu telefone, ok?

Aqui, o trecho da notícia publicada em um site muito famoso no Boatos.org (já desmentimos algumas balelas vindas de lá), também “alerta” sobre o vírus:

ATENÇÃO: Após Whatsapp sair do ar, mensagem com vírus está sendo divulgada! […] está circulando uma mensagem muito estranha, o que está preocupando alguns usuários, já que seu conteúdo é um vírus para pegar dados dos celulares. O conteúdo da mensagem informa que os usuários precisam compartilhar o que receberam O texto é longo e nele consta a informação de quem está usando o aplicativo deve compartilhar a mensagem se não quiser ficar sem os seus contatos, dentre outras coisas. A mensagem foi criada para espelhar um vírus no aparelho das pessoas, por isso deve-se tomar muito cuidado com o que é recebido e não acreditar em qualquer coisa que lê […]

A mensagem sobre o fim do WhatsApp está com vírus e rouba os dados do celular?

Parece que atualmente as pessoas tem vocação para o pânico. É isso ou elas têm assistido a muitos filmes sobre FBI, CIA e espionagem. Acontece que por mais que seja possível – porque sim, já comentamos aqui no site sobre links perigosos e roubo de dados – não é qualquer mensagem repassada que faz isso. Como esta em especial que não está passando vírus para os aparelhos e muito menos roubando dados das contas de e-mail e etc.

O áudio compartilhado em que um suposto técnico “avisa” sobre a mensagem e o vírus deixa umas pontas soltas. Nele, a pessoa afirma que não é para repassar e aconselha a apagar assim que receber a notificação no celular. No entanto, considerando que a mensagem já foi recebida e carregada no aparelho, por ser um vírus o celular imediatamente estaria “contaminado”.

Além disso, o WhatsApp cria pastas onde os códigos do conteúdo trocado fica registrado no celular (essa é uma das razões do aplicativo ocupar tanto espaço na memória do aparelho). Simplesmente apagar a mensagem da conversa não significa de fato apagar os vestígios dela, mas o tal técnico expert em vírus sequer menciona isso.

E mais, a mensagem não tem nenhuma frase clicável, não tem link, não leva a nenhuma página duvidosa, nada, é como qualquer outra mensagem de “bom dia” que chega de manhã no grupo da família – inofensiva e também dispensável.

Portanto, não há vírus nem gente atuando de dentro da cadeia para roubar os dados do seu aparelho através dessa mensagem sobre o cancelamento do WhatsApp – que também é falsa, lembrem-se. Essa história de vírus é fruto de uma mentira, quem repassá-la não vai estar fazendo nem bem nem mal, só disseminando conteúdo inútil e falso.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.